Blog do Prisco
Coluna do dia

Greve ou oportunismo?

Despacho do desembargador Cesar Abreu, sexta-feira à tarde, reacendeu a velha polêmica sobre os verdadeiros objetivos de movimentos grevistas em tempos de eleição.

Na decisão, o  magistrado estabeleceu o prazo de 48 horas para que o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintrasem) restabeleça os chamados serviços essenciais. O funcionalismo da Capital, puxado pelo sindicato, que apoia abertamente candidaturas chamadas de esquerda, com destaque para a chapa Angela Albino (PCdoB) e Gabriel Kazapi (PT), deflagrou movimento grevista no dia 8. A prefeitura recorreu ao Judiciário e conseguiu sensibilizar Cesar Abreu.

Efetivamente, greve é um direito dos trabalhadores. Ponto. Mas direitos não existem para usurpação, chantagem ou para atender interesses localizados e pontuais. Evidentemente que quem sempre paga a conta é a população. Seja por conta de reajustes surreais que possam ser conseguidos pelos grevistas, seja pela falta dos já comumente precários serviços públicos. Greve, e brincadeira, têm hora, senhores e senhoras!

 

A lista

No teor da decisão de Cesar Abreu, constam como serviços essenciais os “de saúde emergenciais, de educação e de assistência social, em todas as unidades do município, inclusive farmácia, transporte de paciente, etc”.

 

Família tradicional

Em meio ao exército de candidatos que pedirão voto a Gean Loureiro (PMDB) surge um novo nome, embora tenha no sobrenome o DNA de Florianópolis, entre os possíveis eleitos: Rafael Daux (PMDB), que coloca a família novamente no cenário político da Capital após duas gerações.

 

Exército vermelho

O PT de Santa Catarina oficializou em convenções municipais pelo Estado, que aconteceram durante julho e agosto, 343 candidatos e candidatas para as eleições municipais. Serão 61 nomes para concorrer às prefeituras municipais, a vice-prefeito 73, sendo chapa pura em 24 cidades. Além disso, foram homologados 185 candidatos à Câmara Municipal para as eleições de 2016.

 

Na cabeça

Das 20 cidades mais populosas de Santa Catarina, o PT conta com candidatos a cabeça de chapa em Joinville, Blumenau, São José, Criciúma, Chapecó, Jaraguá do Sul, Palhoça, Brusque, Tubarão, Concórdia, Rio do Sul e Araranguá.

 

Batalha antiga

Para garantir a lisura das eleições, sem a interferência do poder econômico, o TRE esclareceu que é essencial o papel da própria sociedade a exercer o controle efetivo sobre as práticas abusivas.

 

Papel social

Por isso mesmo, os dirigentes do Tribunal conclamaram a cada uma das entidades oficiadas para que divulguem e orientem seus membros sobre as consequências dessas condutas ilícitas, pelas quais “podem responder, além dos eleitores e dos candidatos, quaisquer pessoas que intermedeiam, fornecem ou facilitam a negociação de benesses”.

 

Redes sociais

No mesmo dia em que partidos e candidatos começam a pedir votos oficialmente, entra no ar à campanha “Pra chamar de seu”, promovida pelo Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), em parceria com o Escritório de Cinema e a agência CMC. Os vídeos e materiais informativos serão lançados nas redes sociais a partir desta terça-feira, dia 16 de agosto, indo até o dia 1º de outubro, véspera da eleição.