Blog do Prisco
Notícias Últimas

Grupo de Trabalho apresentará avaliação sobre atual situação da usina Jorge Lacerda

Às 14 horas de segunda-feira, dia 14 de junho, a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), sob a presidência do deputado estadual Jair Miotto (PSC), realiza uma reunião para debater sobre o andamento das ações do Grupo de Trabalho criado para avaliar as atividades de geração termelétrica a carvão mineral e de mineração em Santa Catarina e o possível fechamento do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, no Sul catarinense.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Miotto, a comissão já realizou outras reuniões para tratar da situação da usina Jorge Lacerda. “Em nossa próxima reunião, o objetivo é ouvir o Grupo de Trabalho que irá apresentar um panorama da atual situação da usina e também sobre as atividades de geração termelétrica no estado”, explica Miotto.

 

PARTICIPANTES

Por videoconferência, participarão do encontro o presidente da empresa administradora, Engie Brasil,  Eduardo Antônio Gori Sattamini, os representantes do Grupo de Trabalho do Ministério de Minas e Energia, Agnes da Costa, Pedro Hugo e Camila Fernandes, a deputada federal Angela Amin, o deputado federal Daniel Freitas, o secretário de Estado da Casa Civil, Eron Giordani, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Luciano José Buligon, o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), Jorge Luiz Koch, o presidente da Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL), Deyvisonn da Silva de Souza, o prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Correa Costa, o diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho, a diretora do Instituto Internacional Arayara, Nicole Figueiredo de Oliveira, e o coordenador do Observatório do Carvão Mineral, Juliano Bueno Araújo.

 

A USINA

O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em atuação desde 1960, está sob o risco de encerrar as atividades. Considerado uma das maiores plantas de energia termoelétrica da América Latina, é responsável pela produção de 857 megawatts de energia.

O deputado Miotto destaca que nas reuniões anteriores da Comissão de Economia já foi apurado que a usina é o coração de toda uma cadeia produtiva da região Sul do estado, que envolve 15 municípios e a geração de aproximadamente 26 mil empregos, diretos e indiretos. “O complexo traz benefícios para o sistema elétrico brasileiro, inclusive na redução de custos e na geração de novos negócios a partir do carvão, que pode vir como uma forma de conquistar novos espaços, alavancando a economia de Santa Catarina e do país”, conclui o deputado.

 

Foto: Comissão de Economia volta a se reunir para debater sobre a usina Jorge Lacerda

Crédito: Daniel Conzi/Agencia AL

 

——-

 

SERVIÇO:

 

O que: reunião da Comissão de Economia, da Alesc, para tratar da situação da usina Jorge Lacerda que está sob o risco de encerrar atividades

Quando: 14 de junho de 2021 (segunda-feira)

Horas: 14 horas

Onde: Sala de Reuniões das Comissões da Alesc

Fonte: presidente da Comissão de Economia, deputado estadual Jair Miotto

Informações: (48) 3221.2748