Blog do Prisco
Coluna do dia

Guerra e paz

Guerra e paz

O Partido Progressista de Florianópolis selou a paz em convenção municipal realizada recentemente.

Por consenso e mostrando união, o advogado Alessandro Abreu foi alçado à condição de presidente do PP da Capital sob as bênçãos do deputado estadual João Amin e dos vereadores Pedrão e Marcelo da Intendência. A intenção agora é fortalecer a legenda para consolidar um projeto comum em 2020.

O PP precisa resolver uma questão deveras delicada. João Amin já se manifestou publicamente como pré-candidato a prefeito em 2020. Pedrão, dono de mais de 11 mil votos em 2016, a maior votação de um vereador na história de SC, tem o mesmo projeto.

Como no PP só há uma vaga para cabeça de chapa, alguém terá que abrir mão ou então a tendência é Pedrão buscar outro endereço partidário. O vereador é cobiçado por várias legendas e sua eventual saída seria mais uma baixa marcante nas fileiras do PP, partido que segue mais dependente do que nunca da liderança de Esperidião Amin.

Ilha-prisão

Já estão na 1 Vara da Justiça Federal os três relatórios que compõem o inquérito da Operação Alcatraz. Ali estão detalhadas as investigações que envolvem os oito detidos que cumprem prisão preventiva. No total, contudo, são 18 pessoas indiciadas. Na terça-feira passada,  a 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou por unanimidade a liberdade de seis dos oito presos da operação que cumprem prisão preventiva.

Suspeitas de vários crimes

Os indiciamentos foram realizados de acordo com as ações de cada investigado e indicam crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, fraude a licitação e lavagem de dinheiro. Os 3 relatórios policiais somados totalizam o número de 18 indiciados, estando relacionados a 16 fatos com evidências de práticas criminosas.

Evolução

A Alcatraz, combinada com a Operação Chabu, ainda deve dar muito pano para manga. As duas tendem a evoluir para a Operação Lava Jato versão SC. Essa semana, os trabalhos de investigação começam a caminhar nesta direção. A conferir os desdobramentos!

Mobilização do PSL

Laguna, terra de Anita Garibaldi, sediou um grande encontro do PSL no sábado fim de tarde e começo da noite. Mais de 300 lideranças, oriundas de 26 municípios da região Sul, participaram do evento. Na oportunidade, foi empossada a nova comissão provisória do partido na histórica Laguna, agora presidida pelo empreendedor Antonio Pereira Estevão.

Liderança consolidada

A enorme repercussão do encontro, que marcou também centenas de novas filiações ao PSL do sul de Santa Catarina, consolida a liderança política e partidária de Felipe Estevão na região da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Vários dos presentes serão candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador nas eleições do ano que vem.

Reflexos positivos

O anúncio de que, após mais de 20 anos de negociação, Mercosul e União Europeia finalmente chegaram aos termos finais para fechar um acordo de livre comércio  deve ser comemorado, avalia o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina  (FIESC), Mario Cezar de Aguiar.

Ideologia bovina

Evidentemente que o acordo Mercosul-UE não saiu antes por algumas variáveis no cenário internacional, mas o principal motivo a emperrar o negócio foi a ideologia esquerdista.

Até então, o Brasil jorrava bilhões de dinheiro público, sem qualquer controle, em ditaduras estrangeiras ou em países carcomidos pelos regimes semi-totalitários. Enquanto a infraestrutura nacional derretia sem investimentos.

Vencida esta barreira nefasta, finalmente há luz no fundo do túnel para o Brasil sob a perspectiva de verdadeiros negócios no contexto mundial.