Blog do Prisco
Manchete

Guidi, Kassab e o PSD

Gilberto Kassab, o todo-poderoso presidente do PSD, reúne, de quinta a sábado, no Rio de Janeiro, os mais de 40 deputados federais eleitos pela sigla.

Os catarinenses marcarão presença: Ismael dos Santos e Darci de Matos, suplente que ocupa a vaga de Ricardo Guidi, hoje secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde do governo Jorginho Mello. Em pauta, a avaliação da perspectiva do PSD, entre outros assuntos.

Ricardo Guidi aproveitará essa estadia e essa convivência com Kassab para discutir seu futuro político. Afinal, ele aceitou o convite de Jorginho Mello para integrar o colegiado, percebendo, apenas no ano passado, a disputa interna a que foi submetido pelos dirigentes estaduais do PSD. Isso desde a filiação do prefeito Clésio Salvaro, que trocou o PSDB pelo PSD, sinalizando claramente a vinda do secretário Arleu da Silveira, escolhido por Clésio para concorrer à sua sucessão, o que, aliás, ocorreu nesta quarta-feira em um grande evento do PSD em Criciúma.

Este evento microrregional contou, além do próprio Arleu, com vereadores e lideranças, todas trazidas pelas mãos de Cléo Salvaro, um prefeito eficiente, competente e bem-sucedido, que cumpre seu quarto mandato e é um excelente cabo eleitoral para Arleu.

Governador

Contudo, Jorginho Mello já deixou claro que deseja ter um candidato em Criciúma, o que, evidentemente depende do comportamento de Ricardo Guidi, que nesta segunda-feira até se reuniu com dois deputados do PL, Daniel Freitas (federal) e Jessé Lopes (estadual), enquanto a outra federal, Júlia Zanatta, estava em viagem.

PL com Guidi

Os dois deixaram claro que estarão com Ricardo Guidi, seja ele candidato pelo PSD ou pelo PL. A questão partidária ficou em segundo plano para Jorginho. Até porque, uma vez eleito, Ricardo Guidi deverá se filiar ao PL, o que também faz com que o PSD não aceite sua candidatura e apoie firmemente Arleu da Silveira.

Histórico

Esse cenário ocorre agora porque, anteriormente, o PSD prejudicou Ricardo Guidi. Portanto, ele conversará com Kassab para buscar a garantia do presidente nacional de que aquele que se sair melhor nas pesquisas será o candidato.

Liderança

Em todas as pesquisas, o secretário do Meio Ambiente está à frente de Arleu. Guidi, aliás, é deputado federal reeleito e preside a sigla no município. No entanto, o diretório estadual está agindo fortemente contra seu correligionário.

Respostas

Ele quer saber de Kassab como o partido, no âmbito nacional, se posicionará. Imaginar que Kassab adotará uma postura contrária aos seus líderes em Santa Catarina é pouco provável. Mas, talvez, com Jorginho Mello acionando Tarcísio de Freitas, de quem é muito amigo e colega na função de governador, pode haver uma chance.

Ligações

Kassab é secretário de governo em São Paulo. É ele quem faz a articulação junto à Assembleia Paulista.

Talvez ele libere Guidi para trocar de partido sem reivindicar o mandato posteriormente, via Justiça Eleitoral, algo que os catarinenses duvidam que aconteça.

Canais

Ricardo Guidi tentará de todas as formas se viabilizar como candidato dentro do PSD e, se não der, em último caso, irá para o PL concorrer à prefeitura.

Polarização

O PSD não deseja que ele seja candidato pelo PL. Existe o temor que a eleição se torne muito polarizada e, talvez, arriscada, pois Guidi não receberia apenas o apoio de Jorginho Mello, mas também de Jair Bolsonaro, que é muito forte em Criciúma.

Corrente

O grupo que pilota a cidade tem uma grande identificação com Bolsonaro, mas estão no PSD, que é governo Lula, com três ministérios. Em Santa Catarina, o PSD faz oposição a Jorginho Mello, especialmente nos bastidores, com uma atuação ardilosa de algumas de suas lideranças.

Enfoque

A eleição de Criciúma tem tudo para ganhar dimensão estadual. Tudo vai passar, naturalmente, pelo comportamento de Gilberto Kassab. Se ele não liberar Ricardo Guidi, há quem aposte que mesmo assim, o deputado mudaria de partido para concorrer à prefeitura, já ocupada em duas oportunidades pelo seu pai, Altair.

foto>Caio Marcelo, divulgação