Blog do Prisco
Notícias Últimas

Hélio Costa atua para ampliar campus da UFSC em Joinville

A expansão do campus da Universidade Federal de Santa Catarina em Joinville, com a possível criação de um Centro de Ensino com cursos da área da Saúde, foi tema de uma reunião do deputado federal Hélio Costa com o reitor Ubaldo Balthazar.
A ideia é buscar recursos para ampliar a oferta de graduações na maior cidade do Estado, disponibilizando, por exemplo, cursos de Medicina, Enfermagem e Biologia.
A Univerdade Federal tem um projeto da ordem de R$ 78 milhões para a construção dos prédios em um terreno que foi doado pelo Governo do Estado. Para o deputado, o crescimento da unidade da UFSC em Joinville é uma necessidade regional. “A maior cidade de Santa Catarina em população e economia precisa de novos investimentos na área educacional. Os cursos de saúde vão gerar oportunidades acadêmicas mas também atendimento à população nas unidades públicas”.
O deputado defendeu ainda que o desenvolvimento de um Estado passa pela criação de novas universidades. “Em Santa Catarina, temos apenas a UFSC. Nos demais estados do Sul e Sudeste, há mais de uma universidade federal. O Fórum Parlamentar Catarinense está bem alinhado, é uma batalha que precisaremos de união”.
O atual campus da UFSC em Joinville é composto por 8 cursos de graduação, a grande maioria na área de engenharia, e 2 cursos de pós-graduação. A unidade mantém 2 mil pessoas em atividade entre alunos, professores e técnicos administrativos.