Blog do Prisco
Artigos

Hemosc – Orgulho Catarinense

Michel Scaff – Presidente da Fahece – Fundação de apoio ao Hemosc e Cepon

É com orgulho que presenciamos o lançamento deste belissímo trabalho que tão bem retrata a trajetória do Hemosc e principalmente traz ao conhecimento do catarinense a importância dos seus protagonistas que em uma jornada de superação contínua através da sua qualificação técnica, esforço, zelo e dedicação transformaram o Hemosc em um centro de excelência reconhecido internacionamente.
Da trajetória do Hemosc tomo a liberdade de destacar dentre tantos, dois fatores que pavimentaram e impulsionaram o caminho de sua evolução. O modelo de gestão e a existência de uma nobre causa motivacional presente nos corações e mentes.
A experiência nos mostra que politicas de Estado são estruturantes e longínquas, atravessando vários governos estando acima de ideologias. Não são interrompidas e sim aprimoradas pelos avanços e aprendizados incorporados ao longo do tempo, por isso, são mais robustas e tendem a alcançar seu objetivo. A praticamente 30 anos, uma conjugação de forças e uma sábia e firme politica de estado levou a implantação de um novo e inédito modelo de gestão na área da saúde.
Assim, nascia a Fahece (Fundação de apoio ao Hemosc e Cepon) uma fundação privada, filantrópica sem fins lucrativos representativa da sociedade civil, que assumiu junto ao estado catarinense o compromisso de gestão de duas instituições fundamentais – Cepon e o nosso valoroso e admirável Hemosc.
As caracteristicas próprias da Fahece como Organização Social Fundacional trouxe consigo elementos que fortaleceram o modelo de gestão, o controle da atividade e o atingimento dos objetivos. Destaco a importantíssima presença do Ministério Público Estadual, através da 25ª promotoria como velador dos atos da fundação e a presença de cidadãos periodicamente escolhidos no seio da sociedade para exercerem de forma voluntária sem nenhum tipo de remuneração, a participação no conselho curador, conselho fiscal, diretoria operacional e presidência, zelando acima de tudo pelo fortalecimento da esperança daqueles que necessitam e do compromisso assumido.
A nobre causa motivacional, como já dito, está presente nos corações e mentes dos profissionais do Hemosc. A causa pela vida é a força que dá a verdadeira sustentação a toda infraestrutura material, técnica, tecnológica e administrativa existente. É o ideal que impulsiona, a qualidade, o acolhimento e a vanguarda técnica do Hemosc.
Tendo como elementos aglutinadores a causa pela vida e o fortalecimento da esperança, o modelo de gestão então implementado, ao unir a força do Estado, a expertise administrativa da fundação e a qualificação técnica e dedicação existentes no Hemosc, tornou-se um terreno fértil para o crescimento, potencializando sobremaneira o espaço de atuação dos profissionais envolvidos que superaram continuamente as metas e alcançaram excelentes indices de qualidade, eficiência e eficácia.

Com regras rígidas de compliance, o modelo de gestão tem o olhar e comprometimento totalmente voltado para o interesse público, mas é operacionalizado na logica do privado, entregando aos catarinenses um serviço de imenso valor.

Raras são as instituições em nosso país que entregam tanto a sociedade quanto o Hemosc. O conhecimento do quanto custa para cada cidadão catarinense ter sangue de qualidade a sua disposição em momentos cruciais de suas vidas e de seus entes queridos é um dos indicadores reveladores da grandeza do benefício entregue.
O Hemosc até 2020, custou em torno de R$ 0,95/mês para cada cidadão. Reflita e compare este valor com outros custos mensais que você tem ou ainda, compare com quanto você gera de impostos mensalmente em razão de seus hábitos de consumo do dia a dia e verá com clareza a relação custo/beneficio.
O Hemosc é sinonimo de segurança tecnica e qualidade para todos nós. O Hemosc está e estará sempre ao lado do cidadão nos momentos de aflição diante de situações adversas ou diagnósticos desfavoráveis. O Hemosc é um patrimonio da cidadania catarinense e assim deve ser sempre reconhecido, tratado e acolhido pela sociedade.
Finalizo e em nome da fundação quero parabenizar as autoras deste belíssimo livro e externar nosso apreço, respeito e gratidão a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para trazer o Hemosc ao atual estágio, e também a secretaria de estado da saúde e seus integrantes, parceiros incansáveis ao longo dos anos, na busca do aprimoramento e benefícios a saúde do cidadão, convocando a todos para juntos continuarmos firmes na causa pela vida e pelo fortalecimento da esperança.