Blog do Prisco
Manchete

Hobus defende PEC das PPPs

Sobre a PEC das parcerias público-privadas, o deputado Milton Hobus (PSD) destaca que de maneira alguma a proposta vai frear esse tipo de iniciativa em Santa Catarina. A ideia é evitar prejuízos aos cofres públicos, considerando que Tribunais de Contas, no Brasil e na Europa, têm alertado para prejuízos no orçamento.

“É lógico que ninguém é contra PPPs. A iniciativa busca dar mais transparência ao processo. A Assembleia Legislativa é a Casa do povo, tem legitimidade para debater assuntos como esse”, destaca.

O jurista brasileiro e presidente do Tribunal de Contas de São Paulo, Roque Citadini, afirma que as PPPs podem fazer com que o Estado fique com “a conta de desembolsos futuros tão alta que passe a comprometer cada vez mais suas receitas futuras para pagar as parcerias realizadas”.

Segundo levantamento com dados da consultoria Radar PPP e relatórios de execução orçamentária de entes públicos, no Brasil 53 estados e prefeituras têm parcerias em vigor, mas 80% deles não acompanham de forma adequada o impacto fiscal de longo prazo, que implicarão pagamentos mensais por períodos que vão de 8 a 35 anos.

Já relatório do Tribunal de Contas Europeu, onde esse tipo de parceria já ocorre há décadas, mostra que as PPPs enfrentaram “consideráveis ineficiências na sua construção” e custos desnecessários, causando prejuízos consideráveis em muitos países.

Portanto, a PEC das PPPs busca debater mais sobre cada proposta que será lançada para SC, levando para a sociedade o que se pretende fazer. Hobus destaca ainda que é favorável a concessões e que elas são essenciais. Como exemplo positivo, cita a Floripa Airport.

Além disso, Hobus, que é empresário, é um defensor do desenvolvimento econômico de SC, sendo protagonista no debate sobre incentivos fiscais após intermediar por inúmeras vezes reuniões entre entidades empresariais, produtores e o governo para evitar aumento de impostos e prejuízo aos catarinenses.

Posts relacionados

Governador anuncia medidas para apoiar exportadores catarinenses prejudicados pela tarifa dos EUA

Redação

Hugo 007 Motta

Redação

Santa Catarina representada no 2º Fórum de Liderança Feminina Sindical Rural em Brasília

Redação