Blog do Prisco
Destaques

Hospital Baía Sul e Clínica Imagem recebem certificação internacional

Instituições foram as primeiras do mundo a receberem o selo de maneira digital. Processo iniciou há dois anos

Na tarde desta sexta-feira, 28 de agosto, o Hospital Baía Sul e a Clínica Imagem, instituições de Florianópolis pertencentes à Holding Hospital Care, de Florianópolis, receberam a certificação canadense Qmentum, que atesta um padrão internacional de qualidade e segurança na área da saúde. As instituições foram as primeiras do mundo a passarem pela avaliação final de maneira digital. A acreditação tem validade de três anos.

O diretor-presidente do Hospital Baía Sul e Clínica Imagem, Dr. Sérgio Marcondes Brincas, explica que o processo começou em 2018. “No início do programa, os técnicos responsáveis pela acreditação fizeram uma visita técnica que resultou em um plano de ação de melhorias que deveriam ser implantadas. Ao longo desse período, trabalhamos para mudar a cultura do hospital e da clínica e para implantar novos processos. Recebemos visitas trimestrais dos avaliadores do Programa, que ao longo do tempo, foram reconhecendo a evolução”, explica Dr. Brincas.

A avaliação final foi feita nesta quinta e sexta-feira, e o Hospital Baía Sul e a Clínica Imagem foram as primeiras instituições do mundo a receberem a certificação de maneira digital. “A pandemia da Covid-19 nos ajudou a fazer história. O instituto responsável pela acreditação nos ligou perguntando se aceitávamos fazer essa avaliação final de maneira remota, que serviria de modelo para ser replicado no restante do país e também seria acompanhado por outros países do mundo. Passar por um processo como esse já é um desafio, fazer isso com pioneirismo, servindo de referência para o mundo, é um desafio maior ainda. Estamos muito felizes com essa conquista”, comenta o Dr. Brincas.

O diretor técnico do Hospital Baía Sul, Dr. Rafael Vasconcellos, reforça a importância da conquista. “Um selo de certificação é um reconhecimento da qualidade e da segurança dos processos desempenhados no Hospital Baía Sul e na Clínica Imagem. Nos coloca em pé de igualdade com um grupo seleto de hospitais e instituições de saúde internacionalmente reconhecidos. Esse reconhecimento é resultado de um trabalho árduo da nossa equipe e por isso estamos muito felizes com esse momento”, comenta o diretor.

Durante esses dois anos, as equipes das instituições trabalharam para estabelecer um padrão de segurança em seis frentes. A primeira era para implantar uma cultura de segurança dentro do Hospital Baía Sul e da Clínica Imagem. A segunda para aperfeiçoar a eficácia e a coordenação da comunicação entre os profissionais e os pacientes em todo o ciclo de tratamento. A terceira estipulou processos para garantir o uso seguro dos medicamentos. Também foram criados métodos para adaptar os ambientes para que se tornassem ainda mais seguros aos pacientes, para reduzir riscos de infecções e para identificar os graus de risco relacionados a cada paciente que passa pelas instituições.

“A base da acreditação é o controle de qualidade e a gestão de processos. Se isso é importante em qualquer indústria ou em qualquer ramo da economia, imagina no setor da saúde, onde trabalhamos com vidas. Os processos bem estruturados ajudam a garantir a segurança”, comenta Dr. Brincas.

Mais de mil profissionais do Hospital Baía Sul e da Clínica Imagem estiveram envolvidos no processo para garantir a certificação Qmentum às instituições. “Sabemos que foi um longo período e o maior desafio foi criar uma nova cultura dentro do Hospital e da Clínica Imagem. Isso só foi possível com a colaboração e empenho de toda a nossa equipe”, agradece o Dr. Brincas.

 

foto>Dr. Rafael Vasconcellos, Diretor Técnico, Dr. Sérgio Brincas, diretor-presidente, e Glauber Monteiro, diretor de operações – divulgação