Blog do Prisco
Notícias Últimas

IMA lança laboratório móvel que vai analisar nascentes

O governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, inaugura na próxima segunda-feira, 11 de março, em Criciúma, o Laboratório Móvel do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Inédito no Brasil, o veículo vai percorrer, especialmente, Unidades de Conservação para pesquisar e analisar a água destes locais, da nascente à foz.

Com o Laboratório Móvel será possível coletar e analisar imediatamente as amostras, verificando por onde a água passa e onde recebe a possível influência poluidora. O Laboratório vai realizar análises bacteriológicas para a determinação de contaminação por agentes de origem fecal e análises físicas tais como temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade, pH, cor, transparência e sólidos sedimentáveis.

Somente no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior Unidade de Conservação de Santa Catarina, por exemplo, existem centenas de nascentes, responsáveis pela formação de mananciais que abastecem a região da Grande Florianópolis, como o Rio da Madre, Cubatão, Maciambu, Capivari e Rio Duna.

O Laboratório Móvel não vai realizar pesquisa de balneabilidade porque as normas da CONAMA determinam que o material coletado nas praias seja submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas, além de serem necessárias cinco semanas consecutivas de coleta para a obtenção de resultado tecnicamente confiável.

O veículo foi doado por meio de Termo de Ajustamento de Conduta realizado pelo Ministério Público e o IMA e a transformação da van em laboratório foi realizada com recursos provenientes de compensações ambientais.

A inauguração do Laboratório Móvel ocorre na segunda-feira, 11 de março, na CODAM de Criciúma, localizada na Rua Dr. José de Patta, 120, Comerciário. O governador deve chegar ao local por volta das 10h30.

Posts relacionados

Ministro da Agricultura Blairo Maggi Participa de Encontro com Setor Pesqueiro de Santa Catarina

Autor

OAB/SC homenageia ex-presidente Tullo Cavallazzi Filho

Autor

Carmen Zanotto intensifica a caminhada por SC

Autor