Blog do Prisco
Notícias Últimas

IMA lança laboratório móvel que vai analisar nascentes

O governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, inaugura na próxima segunda-feira, 11 de março, em Criciúma, o Laboratório Móvel do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Inédito no Brasil, o veículo vai percorrer, especialmente, Unidades de Conservação para pesquisar e analisar a água destes locais, da nascente à foz.

Com o Laboratório Móvel será possível coletar e analisar imediatamente as amostras, verificando por onde a água passa e onde recebe a possível influência poluidora. O Laboratório vai realizar análises bacteriológicas para a determinação de contaminação por agentes de origem fecal e análises físicas tais como temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade, pH, cor, transparência e sólidos sedimentáveis.

Somente no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior Unidade de Conservação de Santa Catarina, por exemplo, existem centenas de nascentes, responsáveis pela formação de mananciais que abastecem a região da Grande Florianópolis, como o Rio da Madre, Cubatão, Maciambu, Capivari e Rio Duna.

O Laboratório Móvel não vai realizar pesquisa de balneabilidade porque as normas da CONAMA determinam que o material coletado nas praias seja submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas, além de serem necessárias cinco semanas consecutivas de coleta para a obtenção de resultado tecnicamente confiável.

O veículo foi doado por meio de Termo de Ajustamento de Conduta realizado pelo Ministério Público e o IMA e a transformação da van em laboratório foi realizada com recursos provenientes de compensações ambientais.

A inauguração do Laboratório Móvel ocorre na segunda-feira, 11 de março, na CODAM de Criciúma, localizada na Rua Dr. José de Patta, 120, Comerciário. O governador deve chegar ao local por volta das 10h30.

Posts relacionados

Bez compõe Frente Parlamentar pelo Aperfeiçoamento da Justiça Federal

Autor

Celesc assina aditivo para renovar concessão por mais 30 anos

Autor

Falta de chuva poderá prejudicar abastecimento

Autor