Blog do Prisco
Destaques

Secretários da SDS embarcam para imersão internacional

O Secretário da SDS, Lucas Esmeraldino, e seu adjunto, Amandio João da Silva Júnior, partiram para uma semana de imersão internacional. Lucas Esmeraldino embarcou para uma missão no Reino Unido, onde permanece até sexta-feira (15), a convite da Universidade de Cambridge, por meio do Centro de Cambridge para Meio Ambiente, Energia e Governança de Recursos Naturais (C-EENRG), no qual apresentará as potencialidades de parcerias e oportunidades em tecnologia e desenvolvimento, especialmente voltadas ao fomento do ecossistema de inovação em SC, bem como à geração de energias limpas e renováveis no Estado.

Já Amandio Júnior partiu para Austin, no Texas (EUA), a convite da Acate, para participar do South by Southwest, mais conhecido como SXSW, um dos maiores eventos de inovação do mundo, onde participará de reuniões de trabalho com possibilidades concretas de atração de investimentos para SC.

Lucas e Amandio

A viagem e a agenda positiva de ambos ocorrem sem custo algum, para os cofres públicos, pois, foram financiadas pelas próprias instituições que os convidaram. Sendo ainda, que ambos, não fizeram uso, inclusive das diárias a que teriam direito, por estarem representando o Estado, nas respectivas agendas. Durante o período, o chefe de gabinete, Felipe Assunção, assume a Secretaria como secretário interino.

Para o Secretário da SDS, Lucas Esmeraldino, será uma oportunidade ímpar para apresentar, a uma das maiores Universidades do mundo, que é possível acreditar e fazer mais e melhor por SC, tendo a qualidade de vida dos cidadãos como legado: “Queremos colocar Santa Catarina no mapa do mundo. Temos potencial e capilaridade para atrair parcerias no Reino Unido, por exemplo, para pesquisas, desenvolvimento e inovação, seja por intermédio dos 13 Centros de Inovação, em implantação pelo nosso Estado, bem como os demais ecossistemas, ou mesmo por intermédio das nossa unidades de geração de energia limpa e distribuída”, salientou.

Cambridge é um centro acadêmico de prestígio indiscutível, a universidade onde estudaram e lecionaram grandes nomes como Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking. Só o Trinity College, por exemplo, uma de suas Faculdades – do total de prêmios nobel conquistados pela universidade (91 vezes) – detém 32 desses prêmios.

A agenda do Secretário contempla visitas ao Cambridge Innovation Cluster – moderno agrupamento que coloca os cérebros da Universidade de Cambridge à disposição da indústria, sendo o maior cluster de tecnologia da Europa, com 57 mil pessoas empregadas pelas mais de 1.500 empresas de base tecnológica na área, que combinaram receitas anuais de mais de 13 bilhões de euros – aos parques científicos, como o Cambridge Cleantech (principal organização de rede de tecnologia limpa do reino unido), fonte de inovação tecnológica, já com cerca de 500 inovadores em estágio inicial nas proximidades e empresas ambientais mais estabelecidas em torno de Peterborough, além de participar de seminários do Projeto Bridge e, em especial, ministrar palestra, na terça-feira (12), tendo o case de Santa Catarina como oportunidade de investimento em pesquisa e inovação.

Acompanham o Secretário os professores da Unisul, Doutores, Baltazar Andrade Guerra e Celso Albuquerque (professor do curso de Agronomia), que já implementaram projetos-piloto de estufa hidropônica no sul do Estado e de energia limpa (solar), numa escola pública de Rancho Queimado. O projeto Bridge – Construindo Resiliência em uma Economia Global em Desenvolvimento – é um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC) e pelo Fundo Newton, uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. O projeto é liderado pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) e pela Unisul (Brasil), e conta com a participação da Radboud University (Holanda), Cambridge Econometrics (Reino Unido) e da The Open University (Reino Unido).

IMG 1361

Já em Austin (EUA), o Secretário Adjunto, Amandio Júnior, já participa South by Southwest (SXSW), um dos mais importantes eventos de tecnologia e economia criativa do mundo, reunindo especialistas de diversos setores que costumam antecipar as tendências que irão transformar o mundo nos próximos anos.

Dentre os temas abortados estarão as infraestruturas digitais, a nova realidade das moedas virtuais, como combustível para a inovação, automação, inteligência artificial, a evolução dos transportes e serviços de delivery e o futuro do trabalho que estão tornando normais modelos flexíveis de emprego, além de apresentar as oportunidades de atração de investimentos para Santa Catarina, a exemplo do Investe SC: “estamos trabalhando forte, com inúmeras instituições, a exemplo da Acate, para fazer de SC um estado modelo para o nosso País, em inovação, pesquisa e desenvolvimento”, destacou Amandio.

Já no primeiro dia, na última sexta-feira (08), Amandio participou da abertura e inauguração da casa Brasil (Be Brasil), que tem objetivo de aproximar empresas, empreendedores de todo o mundo com o Brasil. A casa é iniciativa da Apex Brasil, ambiente moderno com palestras e eventos voltados e nova economia criativa.