Blog do Prisco
Image default
Notícias

Imprensa da Assembleia Legislativa, há 50 anos informando os catarinenses

Os releases eram datilografados e copiados por mimeógrafo. No laboratório de fotografia eram reveladas as principais imagens do dia do Parlamento. As entrevistas dos deputados eram gravadas em fitas e enviadas por ônibus para o interior do estado. Era uma pequena sala, com poucos colaboradores, anexa à presidência da Casa. Assim começava, em 1968, a história da comunicação institucional da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, chamada naquela época de assessoria de imprensa.

Para comemorar o marco dos 50 anos, será realizada uma Sessão Especial na próxima quarta-feira, 28, no Plenário da Casa, homenageando os servidores que chefiaram o departamento e os pioneiros na fotografia e na assessoria de comunicação.

Embora a tecnologia tenha alterado os trabalhos e facilitado a distribuição das notícias, o objetivo da Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Alesc continua o mesmo, levar informação com qualidade e de forma democrática para o maior número de catarinenses. Atualmente a DCS é composta por três veículos de comunicação: TVAL, Agência AL e Rádio AL.

Além desta estrutura, desde 2010 conta também com a Gerência de Redes Sociais, encarregada de informar a população através do Facebook, Youtube e do WhatsApp. Só no Facebook são 119.760 curtidas. Foram mais de 25 milhões de usuários alcançados ao longo de 2017.

A diretoria também produz todo conteúdo jornalístico direcionado à imprensa e aos cidadãos, distribuídos através da assessoria de comunicação, pela Sala de Imprensa. De acordo com o presidente, deputado Silvio Dreveck, a Diretoria de Comunicação Social é um dos principais pilares da Casa, pois é responsável por aproximar o parlamento dos catarinenses.

Atualmente a RÁDIO AL e a TVAL são responsáveis pela cobertura em tempo real dos principais acontecimentos na Alesc. A Rádio AL também faz a geração de conteúdos para as emissoras do estado, alcançando aproximadamente 250 rádios. A TVAL tem 24 horas de programação disponível, tanto por transmissão a cabo quanto em canal aberto na região da Grande Florianópolis. Os conteúdos da Agência AL, textos, fotos, áudios e vídeos estão disponíveis em arquivos para download, facilmente acessíveis no Portal Alesc.

Posts relacionados

Uma bela iniciativa em homenagem ao jornalista Róger Bittencourt

Autor

Defensoria Pública de Santa Catarina atua em conjunto com Defensoria Pública da União

Fabian Oliveira

Boletim atualizado sobre o estado de saúde de Leonel Pavan

Autor