Blog do Prisco
Notícias Últimas

Industriais de Chapecó conhecem 6ª fase do Intercomp

Federação das Indústrias de Santa Catarina está na região Oeste para apresentar nova etapa do programa e conversar com empreendedores

            Desde que foi lançado, em 2019, o International Competitiveness (Intercomp) – programa de internacionalização da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) – incluiu 800 pequenas e médias empresas nos negócios internacionais. Neste ano, a iniciativa chega na sexta fase, que foi apresentada a industriais na segunda-feira (07), no SENAI, em Chapecó, durante o “Workshop Estratégias de Acesso ao Mercado dos Estados Unidos”.

            A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC e chefe do gabinete da presidência da FIESC, Maria Teresa Bustamante, frisou que foram identificadas duas variáveis: a baixa frequência dos industriais em capacitações, seminários, reuniões, webinars e outros eventos que preparam o empresário ou gestor para atuar no mercado internacional; e a necessidade de entender a compreensão que o empresário tem sobre o trabalho voltado à internacionalização. “Na sexta fase do programa, vamos identificar quais são os obstáculos para termos mais participação”, salientou.

Nesta etapa do Intercomp também serão feitas consultorias dentro das empresas. “Já temos alguns programas pilotos aplicados em algumas indústrias que têm demonstrado bons resultados”, comentou Maria Teresa, ao acrescentar que nem sempre o industrial efetivamente conhece os benefícios da internacionalização. “Com a conversa mais próxima, também é mais fácil compreender as dificuldades da empresa e contribuir com avanços nessa jornada de expansão para o comércio exterior”.

Maria Teresa salientou que o propósito da sexta fase do Intercomp é estar próximo ao industrial e mostrar que o Sistema FIESC possui várias soluções para contribuir com o aumento da competitividade das empresas. “Temos o Observatório da Indústria, o SENAI, o SESI, o IEL, o Programa de Internacionalização, canais junto aos Governos Federal e Estadual e todos os órgãos que dão apoio ao comércio exterior”, expôs, ao acrescentar que nesta semana os industriais que agendaram terão o atendimento in company em Chapecó, Pinhalzinho e São Miguel do Oeste. “Defendo de forma intransigente que o empresário tem o direito de não importar e exportar, mas ele precisa ser competitivo e é esse o principal objetivo da FIESC, aumentar a competitividade da indústria catarinense”, concluiu.

O vice-presidente para assuntos estratégicos da FIESC, Neivor Canton, salientou que a Federação possui consultores com ampla experiência para contribuir na jornada da internacionalização. “Existem muitas oportunidades para quem empreende e olha para frente e temos apoio de uma equipe com muita expertise da FIESC que está junto às indústrias nessa caminhada”.

MERCADO DOS ESTADOS UNIDOS

O “Workshop Estratégias de Acesso ao Mercado dos Estados Unidos” contou com a participação do diretor executivo da IXL Center, Alexandro de Azevedo, e do executivo de relações estratégicas, Leo Correa, que contextualizaram quanto às oportunidades e a parceria da IXL Center com a FIESC, sobre estratégias de acesso ao mercado internacional, principalmente aos Estados Unidos, compartilharam cases de empresas e esclareceram dúvidas. “O mercado dos EUA é uma excelente opção para as empresas que desejam aumentar sua rentabilidade, fortalecer sua marca e identificar novas oportunidades e tendências”, sublinhou Azevedo.

Para preparar a empresa para o mercado internacional, destacaram a importância da pesquisa de mercado, de adaptação dos produtos, de observar a diversidade cultural, a logística e distribuição e a regulação e impostos. Também é fundamental entender o mercado para ter maior assertividade, redução de riscos e melhores resultados.

PROGRAMAÇÃO

Nesta terça-feira (8), a comitiva da FIESC está em São Miguel do Oeste e em Pinhalzinho. Na quarta-feira (9), terá visita a empresas em Pinhalzinho e em Chapecó e, às 16h30, encontro com o Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), na sede da ACIC. Na quinta-feira (10) a presidente da Câmara de Comércio Exterior atenderá no SENAI de Chapecó no período da manhã e, à tarde, retorna a Florianópolis.