Blog do Prisco
Destaques

Inova São José vai alavancar o empreendedorismo

Evento será realizado no dia 27 de abril com a presença de empreendedores com foco na inovação tecnológica

A Prefeitura de São José vem desenvolvendo nesta gestão iniciativas com foco na inovação tecnológica para aprimoramento dos serviços municipais prestados à população. Essas experiências, que já conquistaram destaque nacional, são exemplos de políticas públicas adotadas para fomentar o empreendedorismo e servem de base para que o Município lance na quinta-feira (27), às 15h, na sede da AEMFLO e CDL, o Ecossistema de Inovação de São José, denominado Inova São José.

As políticas públicas da Prefeitura em prol do desenvolvimento e da tecnologia no Município, explica a coordenadora de Inovação da Prefeitura, Kamila Porfirio, são referência para o evento, que vai reunir diversas entidades, instituições de ensino profissionalizante e universitária, empresas e sociedade civil organizada, em sinergia com a gestão municipal, para estabelecer estratégias, implementar projetos e ações nessa área.

Ela cita que com o resultado destas políticas resultou que São José foi o segundo município do país que mais gerou vagas de emprego em 2021, considerando o tamanho da população. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município criou 4.695 postos de trabalho para cada 100 mil habitantes. A cidade também ocupa a terceira posição em Santa Catarina e a 31ª em números absolutos no Brasil.

Nos setores de comércio e serviços que está concentrada a força de trabalho de São José. Segundo os dados mais atuais do Caged, 78 mil pessoas trabalham em serviços e 27 mil no comércio – além de 13 mil na indústria. Segundo dados da Fazenda estadual, até 2020 São José era a sexta maior economia estadual, com um PIB de R$ 11,5 bilhões.

Exemplos

Entre as experiências adotadas e que são referências da Prefeitura, a coordenadora aponta a Lei de Liberdade Econômica, que permite ao empreendedor que exerce atividades de baixo risco iniciar o próprio negócio de modo imediato, com a dispensa de alvarás. A adoção do Aplicativo de Autoatendimento (APP) integrado ao sistema de gestão da Prefeitura, onde o cidadão pode não apenas emitir carnê de IPTU e outros documentos, mas também informar e situar, através da localização do dispositivo, problemas nas vias públicas, remetendo tais informações para o Município tomar providências.

“Esse recurso permite que qualquer cidadão interaja com os serviços, sem ter que ir pessoalmente ao prédio da administração municipal, nem precisar telefonar para os órgãos. Além de dispensar o deslocamento do cidadão, proporciona agilidade e praticidade nos atendimentos”, reforça Kamila.

Outra medida adotada foi a redução da alíquota de eventos. Essa lei reduz a alíquota de Impostos Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% para o setor de diversão, lazer e entretenimento incrementa os demais setores da economia, como o de turismo e hotelaria e contribui na geração de emprego e renda, não comprometendo a receita do município.

Também há o destaque de que São José está integrado a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócios (Redesim), da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), reduzindo o tempo e o custo para registro e a legação de empresas. A Prefeitura também adotou o ponto eletrônico facilitando aos servidores municipais o registro do seu ponto direto por meio de seu dispositivo móvel, além de ter inaugurado o Centro de Inovação Educacional, em uma área construída de 310 m² aproximadamente, com salas multidisciplinares, área de convivência e espaço aberto alternativo.

O espaço dispõe de recursos modernos, como óculos de realidade virtual, impressora 3D, itens de robótica e cortadora a laser.

Melhorias facilitam ambiente de negócios

Para a coordenadora de Inovação, essas políticas públicas são exemplos de ações adotadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, gestão de processo e geração de empregos. “Essas experiências são exemplos de inovações que a Prefeitura tem tratado durante essa gestão. No lançamento do Inova São José vamos ter grandes players que vão falar de inovações em ambientes de negócios ou de sua própria empresa, como a Intelbras que vai apresentar um case de sucesso deles, o Sebrae vai falar de como pode auxiliar as startups, entre outros”.

O evento

No dia 27 de abril, durante quatro horas, a programação do lançamento do Inova São José prevê palestras com lideranças empresariais e ligadas ao setor de inovação. “A proposta é apresentar ao público as últimas inovações do setor industrial e descobrir novas maneiras de melhorar os processos e produtos. O evento contará com espaço para patrocinadores, momento de networking e muito aprendizado.”

Estão confirmadas a presença dos palestrantes Jefferson Rossi (Impacte Brasil), Roberto Tavares (Sebrae), Fabrício Roulin Bittencout (Senai), Alexandre de Souza (Gestor Startup SC), Fábio Ferrari (diretor do Grupo de Trabalho da Acate), Marcus Rocha (gerente Inovação Sebrae), Daniel Leipnitz (presidente do Conselho da Acate), Marina Leite (Invisto) e Marcelo Fett (secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação).

As inscrições são limitadas e os interessados em participar devem acessar o link: https://www.sympla.com.br/inova-sao-jose_1871855.

Realizadores: Prefeitura Municipal de São José, Impacte, Acate, Sebrae, Aemflo e CDL, com apoio do Governo de Santa Catarina, Senai, IFSC, Unisul, Unimed, SBT, Fapesc, ASQ, C2R, TXM methods e Techstars_Startup Weekend.

Local: Sede da AEMFLO e CDL de São José, Rua Vidal Procópio Lohn, 91, Distrito Industrial – São José.