Empresários do setor portuário e exportadores de grãos afirmam que a decisão extremamente condizente com a política econômica do governo do estado, garantindo o uso isonômico do Terminal Graneleiro.

Para os empresários a decisão vem de encontro com os anseios do setor e a garantia de eliminar privilégios. Para eles, a tendência agora é que modificada a forma de utilização do Terminal Graneleiro, essa instalação portuária seja utilizada pelo maior número possível de empresas exportadoras de grãos (tradings agrícolas).

Segundo informação, a estratégia que será adotada pelo Governo Estadual aumentará a competividade no setor de armazenagem de grãos e fará com que os agricultores catarinenses consigam obter melhores ganhos na hora de vender suas mercadorias. Entendem que a abertura do Terminal Graneleiro para várias empresas exportadoras de grãos (tradings agrícolas), os agricultores catarinenses terão um número maior empresas exportadoras interessadas para negociarem suas mercadorias, possibilitará que os agricultores catarinenses vendam suas mercadorias com uma margem de lucro muito maior e aumentará a renda do produtor agrícola catarinense.

Na visão dos empresários da área, a decisão do governador Moisés em plena crise econômica gerada pelo Pandemia, tem a garantia de um aumento na arrecadação do estado contribuindo para o crescimento econômico do estado.