Blog do Prisco
Notícias Últimas

Município de São José celebra 271 anos com missa solene no Centro Histórico

Durante a celebração foi feita uma homenagem aos profissionais que estão atuando na linha de frente da Covid-19
Nesta sexta-feira (19), São José celebrou 271 anos em meio aos desafios da pandemia de Covid-19. Para marcar a data, a Missa Comemorativa em Ação de Graças ao Aniversário de São José foi realizada na Igreja Matriz, no Centro Histórico. A programação contou ainda com eventos literários, exposições e outras manifestações artísticas, que foram, em sua maioria, transmitidos online para obedecer as medidas sanitárias decretadas.

O Prefeito Orvino Coelho de Ávila participou da missa solene e recordou a dor das famílias que perderam seus entes queridos e pediu união para combater o avanço do Coronavírus na cidade. “Temos uma história belíssima. São José é uma cidade acolhedora, com os josefenses que aqui nasceram e os de coração, como eu. Estamos passando por um momento de muitos desafios e, mais do que nunca, precisamos de união. Nossa cidade tem força, determinação e merece dias melhores. Não podemos perder a fé e esperança de dias melhores”, destacou Orvino.  

Para o Vice-Prefeito, Michel Schlemper, o momento é de trabalho para enfrentar os desafios. “Estamos passando por um momento muito difícil e estamos trabalhando para enfrentar os desafios do dia a dia. Juntos venceremos essa batalha contra o Coronavírus. Desejo parabéns para cidade de São José pelos seus 271 anos de história, luta, trabalho e união”, pontuou.

O pároco da Igreja Matriz de São José, padre Braz Junckes Ricardo, recordou a história da cidade e a sua relação com o santo José. “A devoção a São José foi trazida pelos colonizadores portugueses e aqui foi criada essa paróquia dedicada a São José. Isso também pelo fato da chegada dos colonizadores acontecer no mês de março, mês do santo. A vida da cidade tem seu ritmo, ela vai se desenvolvendo e hoje é uma cidade acolhedora, percebe-se a alegria, o gosto de morar por aqui”, ressaltou.  

Antes de encerrar a missa solene, houve a benção da imagem de São José e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo preparou uma homenagem aos profissionais de Saúde e das forças de segurança de São José que estão atuando na linha de frente do combate a Covid-19 no município.

Neste ano, o Papa Francisco declarou o ano especial em memória do santo padroeiro da Igreja e dos trabalhadores, para celebrar os 150 anos da declaração do esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica.

Estiveram presentes na celebração a secretária Interina de Administração Adriana Isolete de Souza; a superintendente de Cultura e Turismo Gilmara Vieira Bastos; o superintendente adjunto, Charles Alexandre Colzani; o secretário de Finanças, Gervásio Silva Junior; a presidente da São José Previdência, Vera de Andrade; o superintendente adjunto, Gabriel Nienchotter; a presidente da Câmara Municipal, Méri Hang; e o vereador Marcus Vinicius de Andrade.

Eventos culturais

Além da celebração em honra ao padroeiro, a programação de aniversário de 271 anos de São José contou com eventos transmitidos online, respeitando as questões sanitárias devido a Pandemia de covid-19.

Durante a quinta e sexta-feira (18 e 19) o Prefeito Orvino Coelho de Ávila participou de momentos de orações em frente à sede da Prefeitura de São José e na Câmara Municipal, além do culto comemorativo aos 271 anos da cidade.

Outro evento da programação diferenciada foi o lançamento virtual do Livro Infantil “Carta para Francisco”, das irmãs e autoras Giana de Souza e Jane Philippi, inspirado nos relatos do cotidiano da menina Isabela ao seu irmão que iria nascer. O evento aconteceu no recém reformado Teatro Adolpho Mello, um dos locais que preserva a memória artística do município.

Até o dia 30 de março, no Shopping Itaguaçu, estarão em exposição as fotografias do “Projeto Mulheres Josefenses e suas Múltiplas Belezas”, projeto contemplado na Lei Aldir Blanc São José.