Blog do Prisco
Notícias Últimas

JA Brasil oferece bolsas de estudo para curso de TI a jovens em situação de vulnerabilidade social 

Das 710 vagas abertas para o primeiro semestre, 60 são para estudantes da rede pública de Santa Catarina

Com a crescente demanda por novos profissionais na área de Tecnologia da Informação, a Junior Achievement Brasil (JA Brasil) abre novas turmas para o programa gratuito TECH.JÁ de capacitação profissional. O curso tem apoio do Google.org e do BID Lab para oferecer 710 vagas convertidas em bolsas de estudo a alunos da rede pública que concluíram o ensino médio, tenham entre 18 e 29 anos e renda de até dois salários mínimos por pessoa da família. Para Santa Catarina serão abertas 60 oportunidades e as inscrições estão abertas até 13 de fevereiro pelo site: https://jabrasil.org.br/ti.

Segundo dados da Brasscom, associação que reúne as empresas do setor de tecnologia, até 2024 o mercado deve demandar 420 mil novos profissionais. Contudo, a formação de técnicos na área não segue o mesmo ritmo, somando cerca de 46 mil pessoas capacitadas ao ano. “Esse compromisso social das empresas parceiras é um dos grandes pilares da formação deste curso. Estamos trabalhando em conjunto para levar a estes jovens a chance de transformar suas vidas, compartilhando não apenas conhecimento técnico, mas  valores morais e éticos”, destaca Marcelo Carvalho, Presidente do Conselho Diretor da JA Brasil.

O programa TECH.JÁ é oferecido de forma on-line, com duração de quatro meses e o início das aulas está marcado para o fim de março. Além do ensino técnico, serão priorizados temas como autoconhecimento, ética, apoio para estruturar um currículo e como enfrentar o desafio da entrevista em um processo seletivo por uma vaga de emprego.

Ao final do curso, os jovens recebem o Certificado Profissional de Suporte em TI emitido pelo Google, além da certificação da Junior Achievement Brasil. A partir deste momento, eles passam a integrar os bancos de talentos de empresas parceiras, como ABVCAP e Cia de Talentos, com possibilidades de participarem dos processos seletivos para as vagas disponíveis.

A JA Brasil avalia a possibilidade de empréstimo de computadores e custeio da contratação do serviço de internet aos alunos que não possuem o equipamento, dependendo da disponibilidade em cada localidade em que o curso é oferecido.

Sobre o curso – Para participar do processo seletivo, os candidatos não precisam de nenhum conhecimento técnico na área ou experiência anterior, basta preencher os seguintes requisitos:

Renda per capita de até dois salários mínimos;

Ensino médio completo;

Ter feito o ensino médio em escola pública;

Não estar trabalhando (em emprego formal) e nem estudando (em cursos do ensino superior ou tecnólogos);

Ter entre 18 e 29 anos;

Morar em uma das cidades onde o curso será oferecido (apesar de online, é necessário que as pessoas residam nos estados em que as vagas são oferecidas.

Os candidatos passarão por um teste de perfil e compatibilidade com a área profissional e, na última etapa de seleção, deverão frequentar a Semana Experimental do curso.

Serviço:

TECH.JÁ – Capacitação profissional na área de Tecnologia da Informação

Data de Inscrição: até 13 de fevereiro

Site para Inscrição: https://jabrasil.org.br/ti

Quantidade de vagas em SC: 60