Blog do Prisco
Destaques

Jaraguá do Sul abre centro de atendimento para dengue

Medida do prefeito Jair Franzner tem objetivo de ajudar a desafogar hospitais

As doenças de inverno e o crescente número de casos confirmados de dengue têm levado à ocupação de mais de 90% dos leitos de UTI em Santa Catarina e sobrecarregado também os Pronto Atendimentos e Enfermarias. A situação tem preocupado o governo do Estado e os prefeitos catarinenses. Em Jaraguá do Sul, a saída encontrada, que pode servir de modelo para outras cidades, foi a abertura de um Centro de Atendimento para Dengue, além da ampliação dos horários de funcionamento dos postos de saúde.
O Centro para Dengue começa a funcionar nesta terça-feira no Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul, junto ao Estande de Tiro Olímpico Roland Leopoldo Janssen.
A estrutura contará com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, e prestará os primeiros atendimentos a pacientes com dengue ou com suspeita da doença. No local, também serão feitos testes e hidratação intravenosa, indicada para maioria dos casos. Os pacientes serão classificados de acordo com a gravidade da doença.

“Tomamos a decisão de aumentar a oferta de atendimento porque os casos em Santa Catarina não param de crescer. Além disso, temos ampliado a fiscalização e as campanhas de conscientização. São várias frentes de trabalho porque a situação exige e atender as pessoas é nossa prioridade”, diz o prefeito Jair Franzner.

 

Funcionamento do Centro de Atendimento Dengue:

– Atendimento de porta de entrada e encaminhados de unidades de saúde do município para pessoas com suspeita ou diagnosticado com dengue, incluindo crianças e adultos.
– A partir de terça-feira (9), das 7h às 22h, todos os dias da semana.
– Hidratação endovenosa, apenas para casos cujos critérios são cabíveis a esta conduta.
– Serão coletados exames de sangue quando necessário. Será feito hemograma completo e exame de sangue da dengue, para os casos que se enquadrarem nos critérios técnicos. Os exames serão coletados e encaminhados aos laboratórios para análise. O resultado ficará pronto em até três horas. Haverá uma ambulância disponível para encaminhar pacientes ao pronto socorro, caso necessário, e um carro para levar os exames.
– Após ser atendido na recepção um técnico de enfermagem verificará os sinais vitais do paciente, um enfermeiro fará a classificação de risco. Na sequência será feita a interconsulta e atendimento médico para casos específicos.

Posts relacionados

Prefeito de Joinville realiza reunião com nova diretoria do Sindicato dos Servidores

Redação

Prefeito Egidio Ferrari anuncia novo secretário de Administração

Redação

Prefeito Adriano Silva participa de reuniōes para atração de novos negócios em visita à China

Redação