Blog do Prisco
Coluna do dia

JKB no circuito

Jorge Konder Bornhausen ofereceu um jantar, no fim de semana, em Florianópolis, e reuniu à mesma mesa Esperidião Amin (PP), Raimundo Colombo (PSD) e Paulo Bauer (PSDB).

A articulação de JKB é no sentido de que o senador tucano permaneça como opção para a cabeça de chapa apesar das investigações sobre o suposto uso de caixa 2 na campanha de Bauer em 2014.

Existiu uma articulação do grupo para que o senador participasse, sábado, do lançamento da pré-candidatura de Gelson Merisio ao governo. Será em Chapecó. O grupo de Gelson Merisio entende que não faria sentido a presença do tucano. Ele, como Merisio, é pré-candidato ao mesmo cargo, o de governador.

A incógnita agora é saber se Esperidião Amin estará em Chapecó, onde Merisio pretende reunir 10 mil pessoas. O ex-governador teria condicionado sua presença à de Bauer, que já decidiu não aparecer. De qualquer forma, o PP vai em peso ao Oeste neste sábado, representado por deputados, prefeitos, vereadores e lideranças. Raimundo Colombo também já confirmou presença, assim como mandatários e dirigentes dos nove partidos que estão sob o arco de influência de Merisio. Além, é claro, do PSD.

 

Lado a lado

Ciente da importância do voto de seus eleitores nas eleições em que concorreu para deputado, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (Progressistas), tem percorrido vários municípios ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Pepê Collaço, seu pré-candidato a deputado estadual.

 

Prestígio

Recentemente, ambos estiveram em Criciúma, junto com o único vereador do partido no município, Miri Dagostim, apoiador do projeto de Pepê, onde se reuniram com o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) e diversas lideranças. A receptividade de Salvaro, que possibilitou um longo encontro, de aproximadamente duas horas, reforça o grande prestígio do prefeito de Tubarão em todo o Estado.

 

Opção Meirelles

Michel Temer confirmou  aquilo que o mundo político já sabia: ele não disputará a reeleição. Por motivos óbvios. O presidente aproveitou evento do MDB, em Brasília, para oficializar a desistência. E anunciar que o nome do MDB é de Henrique Meirelles.

 

O cara

Temer encheu o ex-ministro de elogios.“O Meirelles é o melhor entre os melhores. Por isso tem condições de estar à frente do nosso partido e à frente da nossa campanha eleitoral. Chamamos você, Meirelles, para ser presidente do Brasil”, disse. “Que você seja o único candidato de centro a continuar o que começamos”.

 

Composição

Beleza. Meirelles realmente é um craque na área econômica. Mas segundo os bastidores, ele não entra no jogo para cabeça de chapa. É opção para compor de vice de Geraldo Alckmin numa construção que envolve o PSDB e o DEM. Rodrigo Maia, o presidente da Câmara, pode apoiar o projeto. Em troca, quer o respaldo de tucanos e emedebistas para disputar o governo do Rio de Janeiro.

 

Proximidade

Embora seja filiado ao PSD, o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Ricardo Guidi, esteve com o governador Pinho Moreira para entregar a minuta de anteprojeto da Lei Catarinense de Inclusão das Pessoas com Deficiência. O deputado foi levar o projeto porque a proposta deve partir do Executivo. Moreira acenou positivamente e disse que vai dar celeridade à questão. Guidi está muito mais próximo do MDB do que do grupo PSD-PP-PSB.