Blog do Prisco
Destaques

João Rodrigues é preso em São Paulo

Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (8) o deputado federal João Rodrigues (PSD) no aeroporto de Guarulhos.

Na terça-feira (6), o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a execução imediata de pena do parlamentar, condenado a cinco anos e três meses de reclusão em regime semiaberto pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4) por fraude e dispensa de licitação.

O advogado de defesa do deputado, Marlon Bertol, acredita na reversão do caso mesmo com a prisão. “Vamos resolver insistindo na tese de que a prescrição ocorreu em 18 de dezembro. Temos dois votos neste sentido. Nos embargos de declaração explicaremos melhor a tese da prescrição e acredito teremos ao menos mais um voto pela prescrição e tudo estará resolvido. O triste é que até julgar estes embargos, João vai estar detido”, disse.

João Rodrigues foi condenado em 2009 pelo TRF-4, em Porto Alegre (RS). À época, ele era prefeito de Chapecó (SC) e por isso foi julgado diretamente na segunda instância da Justiça. A acusação, no entanto, refere-se a fatos ocorridos em 1999, quando ele exerceu por 30 dias o cargo de prefeito interino de Pinhalzinho (SC).

O deputado catarinense mudou as passagens na quarta-feira, para voltar pelo Paraguai, de onde declarou, em vídeo, que pretendia chegar a Chapecó por terra. As autoridades imediatamente entraram em ação e impediram a mudança, que foi considerada como possível rota de fuga do parlamentar. O deputado foi incluído em uma lista da Interpol e teve que fazer o trajeto original, desembarcando em Guarulhos. Ali, policiais federais cumpriram o mandado de prisão expedido na quarta-feira pelo STF.  Veja o vídeo de João Rodrigues no http://blogdoprisco.com.br/joao-rodrigues-tentou-volta-a-sc-pelo-paraguai/