Blog do Prisco
Manchete

Jorginho Mello destaca temas como Marco Temporal e reforma tributária em reunião do Codesul em Porto Alegre

O governador Jorginho Mello participou nesta sexta-feira, 16 , do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) na Cúria Metropolitana, em Porto Alegre. Entre os assuntos da pauta, as tratativas para a criação do Fundo Sul/Sudeste, projetos prioritários nas áreas de infraestrutura e logística enviados ao Governo Federal, participação dos estados na COP28, além de medidas de mitigação de estiagens e vigilância sanitária (Influenza Aviária).

O governador avaliou a reunião como positiva: “Um bom encontro, tratamos de diversos assuntos de interesse dos quatro estados na certeza de que vamos trabalhar juntos no Marco Temporal, Código Florestal, Reforma Tributária, vendo todas as questões que não prejudiquem os nossos estados, até porque nós representamos uma parte do Brasil que trabalha muito”, afirmou.

O Codesul é presidido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Além de Jorginho, os governadores do Paraná, Ratinho Junior e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riede também estiveram presentes.

A agenda contou também com a participação dos secretários de estado ligados a cinco comissões temáticas do conselho: Educação, Meio Ambiente, Logística e Infraestrutura, Planejamento e Agricultura.

Sobre o Codesul

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul é o primeiro conselho regional criado no país e foi fundado em 1961, a partir de convênio entre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No ano de 1992, o Mato Grosso do Sul também aderiu ao conselho.

Uma das principais realizações do conselho foi a criação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), também em 1961. Atualmente, o BRDE é o segundo maior banco de fomento do país (atrás apenas do BNDES) e um importante braço de fomento de programas de desenvolvimento regional, sendo suas ações aprovadas pelo Codesul.

O Codesul foi planejado para colaborar com o crescimento e encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, constituindo-se num foro privilegiado à coordenação de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.

Fotos: Eduardo Valente / Secom