Blog do Prisco
Destaques

Jorginho Mello participa em Blumenau de aula magna do Entra21, programa que vai formar 2,4 mil alunos em tecnologia

Fotos: Eduardo Valente / Secom

O Teatro Carlos Gomes em Blumenau recebeu na manhã desta segunda-feira, 28, a aula magna que marca, oficialmente, a abertura do Entra21 deste ano. Em agenda na cidade, o governador Jorginho Mello marcou presença no evento acompanhado de secretários de Estado.

“Eu não vejo nenhum outro caminho para melhorar de vida se não for atrás da educação. Todos nós temos sede de aprender. E o Entra21 proporciona essa oportunidade de capacitação. Estamos elevando a régua da educação em Santa Catarina e eu tenho um orgulho imenso de ser o governador que está investindo nessa tão importante área”, destacou o governador.

A aula inaugural marca o início da 18ª edição do programa Entra21, da Blusoft-Acate. Para a formação gratuita em tecnologia, se inscreveram 10 mil alunos de 200 cidades diferentes de Santa Catarina. Foram selecionados 2,4 mil pessoas, que terão acesso a 480 horas de treinamento gratuito – 600 de forma presencial em Blumenau, Florianópolis, Joinville, Rio do Sul, Timbó, Lages e Itajaí.

“Esse programa, em grande parte dele financiado pelo Governo do Estado, possibilita que jovens e adultos que moram em Santa Catarina sejam capacitados para o mercado de trabalho de tecnologia que tem alta demanda de profissionais, inclusive com mais de 10 mil vagas de trabalho em aberto por falta de pessoas com a formação adequada. Essa realidade em transformação com iniciativas como essa reforçam a importância da decisão do governador Jorginho Mello de criar a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação para implementar políticas públicas que fomentem o setor e preparem os catarinenses para as necessidades da nova economia”, observou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

O programa Entra21 é uma realização da Blusoft-Acate e conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), e da Prefeitura de Blumenau. São empresas-âncora do Entra21 as empresas AmbevTech, Capgemini, Central Ailos e Unifique.

Para o presidente da Blusoft-Acate, Bruno Tiergarten, o Entra21 está na sua décima oitava edição já consolidado como um dos maiores programas de formação em tecnologia do Brasil, aliando desenvolvimento econômico e transformação social. “Há reflexos disso em diversos âmbitos: em diferentes níveis hierárquicos nas organizações, em histórias de empreendedorismo e de mudança de vida das famílias dos alunos”, disse.

A Blusoft-Acate é uma entidade sem fins lucrativos, que tem mais de 130 empresas associadas que possibilitam iniciativas para fomento do ecossistema de inovação no Vale do Itajaí. Com iniciativas que integram também o poder público, a organização atua na formação de profissionais, em ações de integração do setor de tecnologia com outros setores da economia e conexão entre os próprios negócios.

Sobre o programa

O Entra21 nasceu da necessidade de formação e reposição de mão-de-obra para o setor de tecnologia do Vale do Itajaí, representado pelo Blusoft – Polo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região de Blumenau. O Programa é financiado pelo governo do estado através da Fapesc e Prefeitura de Blumenau. Desde 2006 já formou mais de 6.000 jovens proporcionando a estes a oportunidade de entrar na área de TI em empregos de qualidade.

Em 2022, o Programa expandiu sua atuação em toda Santa Catarina, com a missão de levar a formação tech para milhares de pessoas do estado. E para a edição 2023 o Entra21 continuará com sua atuação estadual, levando conhecimento através das turmas presenciais, online e do ensino EAD.