Blog do Prisco
Notícias Últimas

Juiz Rodrigo Fernandes toma posse no Pleno do TRE-SC

Em seu discurso de posse, juiz enfatizou os desafios da Corte Eleitoral para as Eleições de 2020

Juiz tomando posse

Tomou posse, nesta quinta-feira (5), como juiz do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, na categoria jurista, o advogado Rodrigo Fernandes, em cerimônia conduzida pelo presidente do TRE, desembargador Cid Goulart Júnior.

Saudando o novo juiz, em nome da Corte, o juiz Wilson Pereira Junior enfatizou que “esse cargo que ocupamos é de extrema responsabilidade. A sociedade espera muito de nós e das decisões proferidas por esse colegiado, que representam as garantias de cumprimento das normas eleitorais e da realização da verdadeira democracia. A importância de um juiz advindo da classe dos juristas, em um Tribunal Eleitoral, conforme é regra, é inequívoca, uma vez que ele faz parte da verdadeira Justiça brasileira. Que Vossa Excelência possa escrever uma belíssima história nesta Corte”.

Em seguida, o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, deu as boas-vindas ao novo integrante da Corte, em nome do Ministério Público. “O senhor terá um período difícil aqui, pois as eleições municipais são realmente desafiadoras para os membros da Corte. Mas sem dúvida nenhuma, o trabalho é gratificante e de responsabilidade”, afirmou.

Em sua fala, o juiz Rodrigo Fernandes agradeceu as boas-vindas recebidas, mencionou o período em que trabalhou como estagiário e técnico de urna para a Justiça Eleitoral, e destacou a responsabilidade que é ser juiz do Pleno do TRE em um ano eleitoral. “Sei que temos uma eleição municipal que se aproxima e diversos temas complexos que terão que ser enfrentados pela Justiça Eleitoral. Creio que o maior desafio será combater as fake news, que certamente corrompem o processo eleitoral. Mas tenho certeza que o Tribunal, e eu faço questão de contribuir para isso, vai saber lidar com toda essa gama de situações e assuntos complexos. Diante de todo este contexto, tenho certeza que a minha função aqui é uma missão e oportunidade de ajudar o meu país, e eu realmente acredito nisso”, concluiu.

Também estiveram presentes na cerimônia de posse os demais membros do Pleno do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, desembargador Celso Kipper, juiz Jaime Pedro Bunn e juiz Vitoraldo Bridi.

Currículo

O juiz Rodrigo Fernandes possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2006), é pós-graduado em Direito do Estado pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal e mestre em Ciência Jurídica também pela Universidade do Vale do Itajaí. Além disso, é mestre em Derecho ambiental y de la Sostenibilidad – MADAS, pela Universidade de Alicante, na Espanha.

Atualmente, é advogado e sócio do escritório Rodrigo Fernandes Advogados Associados. Também é professor de Direito na graduação, pós-graduação lato sensu e em cursos preparatórios para concursos públicos.