Blog do Prisco
Notícias Últimas

Justiça Eleitoral disponibiliza dados abertos da biometria em Santa Catarina

A Assessoria Especial de Planejamento Estratégico e de Eleições, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, criou uma página com dados abertos e compilados do processo de cadastramento biométrico em Santa Catarina, voltada a pesquisadores e jornalistas.

Na página Dados abertos – biometria em Santa Catarina, o usuário pode verificar os dados cadastrais dos municípios (código, nome, Zona Eleitoral), a situação de atendimento (se ordinário ou revisão do eleitorado) e analisar os dados de eleitorado total, eleitores já biometrizados, média de comparecimento diário nos últimos 15 dias e comparecimento total.

“Nós estamos fornecendo esses números em formato de banco de dados afim de que pesquisadores e jornalistas possam ter acesso a essa massa de dados e analisar e comparar da maneira que convier”, explica Augusto Campos, assessor especial de planejamento estratégico e de eleições.

A criação da ferramenta foi motivada pelas recomendações do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal de Contas da União, que aconselham que os sites do poder público devem possibilitar a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, como planilhas, por exemplo, para facilitar a análise das informações publicadas.

O link com os dados abertos fica dentro da página da biometria na internet, que também possui informações detalhadas para os eleitores sobre todas as cidades do estado com mapas dos Postos de Atendimentos e dos Cartórios Eleitorais, link para agendamento, endereço completo, dados e estatísticas, links para esclarecer dúvidas e contatos. Todas as informações são separadas por município.

Atualmente, dos 5.058.386 de eleitores do estado, 3.399.143 já realizaram o cadastramento biométrico. A meta do TRE-SC é ter 85% do eleitorado biometrizado até maio do ano que vem.

Para mais dados, acesse a página. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas via Serviço de Informação ao Cidadão.