Blog do Prisco
Notícias Últimas

Justiça proíbe Lula da Silva de deixar país

O juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal no DF, determinou, no fim da tarde de quinta-feira, 25, a apreensão do passaporte de Lula da Silva e a proibição de deixar o país.

A decisão foi tomada a pedido do MPF no âmbito da ação penal que investiga Lula por tráfico de influência e lavagem de dinheiro na compra dos caças da Saab. Nada tem a ver, portanto, com a decisão do TRF-4, de quarta-feira, de aumentar a pena dele para 12 anos e um mês de prisão. 

O ofício de Leite foi entregue nas mãos do diretor-geral da PF, Fernando Segovia, que determinou seu imediato cumprimento. Lula viajaria para a Etiópia ontem à noite. 

RISCO DE PRISÃO

Ao confiscar o passaporte do ex-presidente Lula, o juiz federal da 10ª Vara de Brasília, Ricardo Soares Leite, afirma ver ‘real e iminente probabilidade’ da prisão do petista. O magistrado atendeu a pedido do Ministério Público Federal e determinou que documento seja entregue em 24 horas. A decisão já chegou às mãos da Polícia Federal. A defesa de Lula se diz estarrecida com o despacho de Leite e promete entregar o passaporte nesta sexta-feira, 26.

RISCO DE FUGA

O MPF, em nota, divulgou que acredita ser concreto o risco de fuga do ex-presidente para um país que não tem acordo de extradição com o Brasil. 

O juiz de Brasília que ordenou a apreensão do passaporte de Lula não tem qualquer vínculo com o caso do tríplex.

Segundo a Agência Brasil, a decisão está relacionada à suposta influência que Lula teria exercido para que a Força Aérea Brasileira optasse em uma licitação internacional pelos caças Gripen da companhia sueca Saab.

O ex-presidente deverá ser interrogado sobre o assunto no dia 20 de fevereiro.