Blog do Prisco
Notícias Últimas

Lamachia prega união como forma de apoio a seccionais

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou na tarde desta segunda-feira (29) na reunião do Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA).

Lamachia afirmou que o FIDA poderá ajudar os projetos de modernização de todas as seccionais da Ordem. Ele defendeu ainda que o FIDA pode contribuir para a integração de todo o sistema OAB. Participaram do ato o atual presidente do conselho, Luiz Viana Queiroz, que também é presidente da OAB da Bahia, Felipe Sarmento Cordeiro, Secretário-Geral do Conselho Federal e ex-presidente do FIDA, além de representantes de diversas seccionais. O catarinense Tullo Cavallazzi Filho (E na foto de capa) é o único catarinense com assento no conselho. Está em Brasília.

Tullo Cavallazzi FIDA 2

“Tenho a convicção de que o FIDA é fundamental exatamente para essa integração entre Ordens, Caixas, ESAs: o Sistema OAB. Quero reiterar aqui que temos todos que caminhar unidos dentro de um projeto de gestão que é coletivo”, disse Lamachia.

O presidente nacional da OAB saudou Viana como um parceiro importante para que o FIDA contribua com a gestão da Ordem. “Tenho a convicção, presidente Viana, pela sua capacidade, pelo seu talento de um homem que tem experiência de Ordem, já foi conselheiro federal, hoje preside uma seccional, que nós teremos no FIDA um apoio extraordinário para o desenvolvimento desta gestão. Aliado a isso a experiência de cada um dos membros que aqui está hoje.

”O FIDA é uma alma de múltiplas almas”, afirmou Luiz Viana citando o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, para exemplificar a forma de atuação do sistema participativo do fundo.
“Assim funciona o sistema OAB e a relação entre dirigentes de Caixas e seccionais. Somos todos uma alma só. O FIDA demonstra essa unidade do sistema. Todos voltados para a integração e desenvolvimento da advocacia”, ressaltou Viana Queiroz.
Durante a reunião foi aprovado um auxílio financeiro de R$ 1.635.384,02 (um milhão, seiscentos e trinta e cinco mil, trezentos e oitenta e quatro reais e dois centavos), que serão destinados às Caixas de Assistência dos do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.