Blog do Prisco
Destaques Notícias

Levy diz a empresários de Joinville que país busca simplificação fiscal

O governador Raimundo Colombo e o ministro da Fazenda Joaquim Levy participaram neste sábado, 16, em Joinville, de um almoço com empresários da região Norte e visitaram as empresas Embraco e Whirlpool. O ministro destacou para os empresários que o país passa por um momento de transformação da economia, em que o governo federal busca realinhamento dos preços públicos e simplificação fiscal. Levy ainda defendeu o fim da guerra fiscal entre os estados e se mostrou otimista quanto ao futuro.
“Não podemos mais tolerar empresas que não investem com medo do ICMS. Precisamos estar preparados para quando esse ajuste fiscal passar. Teremos sucesso. Passando essa fase começaremos a perceber o crescimento. No ano de 2016 vamos ver os resultados. Voltar a nossa rota de crescimento”, disse o ministro.

Colombo destacou que o ministro tem dado uma atenção especial a Santa Catarina e que manter o diálogo é fundamental neste momento de superação da economia. “A crise não é apenas econômica, é sistêmica, nós temos que fazer uma operação diferenciada. Estamos fazendo a nossa parte, por isso viemos aqui para conversar e ouvir os empresários. É bom para Santa Catarina esse fortalecimento no relacionamento.”

COLOMBO LEVY

EMPRESÁRIOS E O DIÁLOGO

Os empresários também destacaram a importância do diálogo com os governos federal e estadual. “Este momento é fundamental para o crescimento da economia e geração de emprego. Como anfitriōes não fizemos pedidos mas reforçamos o ideal, que não aumentem os encargos e de que haja agilidade nos financiamentos”, afirmou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij), João Martinelli.

O presidente da Embraco e Whirlpool Latin America, João Carlos Brega, observou que o Governo tem apoiado e é parceiro no desenvolvimento. Conforme ele, com a presença do ministro é possível mostrar para o governo federal como a indústria, a tecnologia são fortes no Estado. “É importante e gratificante mostrar o resultado do esforço de todos.”

Durante a visita às empresas, o ministro salientou o crescimento da cidade, o desenvolvimento das indústrias e do Estado. “Santa Catarina é um exemplo de que, quando as contas públicas estão em ordem, quando se tem um planejamento fica muito mais fácil para o Estado como um todo. Isso facilita a criação de empregos e as pessoas querem investir. Quando visitamos Santa Catarina voltamos muito mais confiantes.”

Levy ressaltou que está conversando com o governador Raimundo Colombo sobre um plano de infraestrutura, que é uma prioridade. Ele citou ainda a necessidade de melhorar a logística de uma forma geral e a situação dos portos. “Na região de Joinville tem quatro portos, é a maior concentração do Brasil e funciona muito bem. Facilitar o acesso de cargas e baixar o custo quando sai do centro de produção até o embarque é um desafio que o governo federal quer fazer com o Estado e o setor privado”, informou.

Acompanhou o encontro os secretários da Fazenda, Antonio Gavazzoni, da Comunicação, Walter Bier, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, presidentes da Celesc, Cleverson Siewert, da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio, presidente da Fiesc, Glauco Corte, além de deputados e outras autoridades.

Fotos: James Tavares, Secom