Blog do Prisco
Notícias Últimas

LIDE SC realiza painel “Retomada da Economia” com líderes estaduais e do país 

  O encontro reuniu, na Capital, autoridades e lideranças empresariais que apresentaram projeções econômicas e soluções para o futuro do mercado.  

O LIDE SC – Grupo de Lideranças Empresariais de Santa Catarina – protagoniza uma articulação de sucesso para projetar cenários futuros e proporcionar a resiliência do setor produtivo estadual diante do atual cenário econômico. A entidade promoveu o painel “A Retomada da Economia”, com a participação do sócio e CEO da XP Investimentos, Rafael Furlanetti, e de Caio Megale, Economista-chefe da XP, e apoio da JB3 Investimentos.

O evento ocorreu nesta quinta-feira (19/08), no Auditório do Sebrae. “Este é um ponto de partida para dar mais segurança ao empresariado estadual nesta importante fase de planejamento para 2022. Estamos construindo diretrizes a partir da certeza de que é hora de acelerar”, observou o presidente do LIDE SC, Delton Batista.

Entre as lideranças presentes, estavam os CEOs da Beagle, Ilton Tarnovski; do Grupo Goedert, Everton Goedert; da Anjo Tintas e Solventes, Filipe Colombo; da Farben Tintas, Edimilson Zanata; do Grupo Vokkan Urbanismo, Rogerio Siqueira; da ABecker Loteamentos, Anderson Becker; da Weber Empreendimentos, Fernando Weber; da Fatori Gestão e Participações, Pedro Mees; além do vice-prefeito de Florianópolis, Topázio Neto; do presidente da Alesc, Mauro de Nadal; e do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo.

O presidente do Sebrae SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, vê o terceiro trimestre estadual  com otimismo e mencionou a pesquisa Pequenos Negócios, da entidade, que mostra os impactos da crise nas micro e pequenas empresas, principalmente em relação ao faturamento e empregos.

“Temos uma expectativa de crescimento de vendas, o que nos faz considerar um aumento da produtividade local. Com certeza, esse evento faz a gente ter confiança no futuro. Iniciativas que tratam de momentos políticos e econômicos ganham muito em previsibilidade”, afirmou ele.

Caio Megale, em sua apresentação “Cenário e Tendências do Mercado no Momento da Retomada da Economia”, ressaltou a importância de equilibrar custos sociais, judiciais, assim como a manutenção do teto de gastos para promover uma maior estabilidade econômica no país. Segundo ele, essa discussão tem um caráter político, mas impacta decisivamente no desenvolvimento econômico. Por isso, a importância de realizar eventos dessa natureza para que lideranças estejam mais preparadas para um futuro sem sobressaltos.

“Neste momento de boa retomada para economia, um encontro como esse gera, com certeza, mais oportunidades de negócios. O mundo mudou no último ano e, especialmente, nas últimas semanas. O mercado financeiro está com o pé no freio, agindo com cautela. Mas é um efeito temporário que vai provocar resultados positivos e, muitas vezes, voláteis lá na frente”, completou ele.

Segundo Rafael Furlanetti, a missão da XP é levar conhecimentos para estados brasileiros promissores e trabalhar em conjunto com empreendedores inovadores que estejam fora do eixo Rio-São Paulo.

“Estamos vivendo um cenário de forte abertura de capital. Isso favorece o empresário que quer investir e encontra em empresas investidoras parceiros ideais para enfrentar instabilidades e desafios que podem surgir. Ter informação é a melhor estratégia de atuação. Assim conseguimos possibilidades mais assertivas de ação”, concluiu.

Dentro dessa lógica de disseminar conhecimentos para garantir o progresso econômico, Jorge Barbato Neto, CEO da JB3 Investimentos e presidente do LIDE Futuro, diz que a empresa está trazendo pontos de vista de profissionais renomados para contribuir com as lideranças catarinenses. “Essa é uma de nossas metas, tornar público conhecimentos que garantem decisões mais assertivas”, ressaltou Neto.