Blog do Prisco
Coluna do dia

Liderança de Bolsonaro

Pesquisadores foram às ruas do país entre os dias 27 de abril e 2 de maio. Entrevistaram 2.002 eleitores. O resultado da pesquisa estimulada (quando nomes dos pré-candidatos são apresentados numa lista), divulgado agora pelo Instituto Paraná, coloca o deputado fluminense Jair Bolsonaro (PSL) na liderança com 20,5% das intenções de voto. Ele é seguido por Marina Silva (Rede), que atingiu 12% e por Joaquim Barbosa (PSB), que está na preferência de 11% dos entrevistados. Depois, vêm Ciro Gomes (9,7%), Geraldo Alckmin (8,1%) e Alvaro Dias (5,9%). Os demais nomes não passaram de 3% na pesquisa.

Vale lembrar que este é o cenário “vida real”, sem o nome de Lula da Silva. Preso, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, o guru das esquerdas está inelegível e não disputará o pleito de outubro em condições de normalidade democrática.

 

Alvaro e Alckmin

Uma avaliação rápida dos números permite afirmar o seguinte: o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, que está empatado com Bolsonaro em São Paulo, Estado que ele administrou por 12 anos, não deslancha também em função do bom desempenho de Alvaro Dias (Podemos), notadamente no Sul do país.

 

Canhota

Tecnicamente empatados aparecem dois candidatos de esquerda (Marina e Ciro) e um que está filiado a uma legenda com DNA canhoto, Joaquim Barbosa, do PSB.

Também fica muito claro que se o PT apoiar Ciro Gomes – Fernando Haddad apareceu com 2,7% das intenções de voto, segundo o Instituto Paraná – o ex-governador do Ceará tende a crescer em boa perspectiva.

 

Luto

Morreu, na noite de quarta-feira, 2, Dulce Augusta Buendgens Bornhausen, esposa do ex-senador e ex-governador Jorge Bornhausen. Ela estava internada há dois meses no Hospital Sírio Libanês, de São Paulo. Dulcinha, como era conhecida, lutava contra um câncer há 18 anos. Esteve casada com JKB nos últimos 30 anos. Figura querida, circulou com desenvoltura pela sociedade catarinense. E também dedicou-se a questões sociais.

 

Ética

Por 9 votos a favor e 1 contra, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou o parecer do deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL), sobre a representação da Rede, por quebra de decoro, contra o deputado preso, João Rodrigues (PSD-SC). Após receber a notificação, o deputado tem dez dias para apresentar sua defesa.

 

Decoro

A Rede alega que Rodrigues quebrou o decoro ao atentar diretamente contra a população e o município de Pinhalzinho. Vai se complicando a situação do pessedista. Há leituras de cardeais da política catarinense indicando que João Rodrigues deveria ter renunciado ao mandato. Se assim procedesse, o processo no qual foi condenado voltaria à primeira instância. E ele não estaria preso.

 

Celeridade

Acordo celebrado entre Secretaria da Fazenda, Fiesc, Fecomércio e Presidência da Assembleia assegura que o setor têxtil catarinense não será atingido pela decisão do governo de mudar a alíquota de ICMS para segmentos da indústria. Alteração neste sentido deve ser votada na próxima terça-feira pelos deputados estaduais. O setor empresarial tem pressa. Há muitas empresas represando mercadoria por não saber como emitir as notas fiscais, acarretando grandes prejuízos.