Blog do Prisco
Coluna do dia

Liminar negada

O ministro do Superior Tribunal de Jusitça (STJ), Joel Paciornik, não acatou o pedido de liminar impetrado na corte pela defesa do deputado Júlio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa. Os advogados tentaram conquistar um habeas corpus no âmbito da Operação Alcatraz.
Na segunda-feira, a Polícia Federal concluiu e entregou à Justiça dois novos relatórios sobre a investigação. A PF indiciou Garcia por quatro supostos crimes. Basicamente, a defesa do parlamentar questiona se a investigação é realmente da alçada federal ou se caberia ao juízo estadual todo o processo. Uma questão de competência relativamente ao foro privilegiado pelo fato de Garcia estar cumprindo mandato de deputado estadual.
Ao negar a liminar, Paciornik entende que a condução dos trabalhos, pelo menos até aqui, está correta. Vale ressaltar que o pedido da defesa ainda será apreciado em seu mérito e de forma colegiada mais adiante.

Adiamento

A convenção para renovação dos membros do Diretório Municipal do MDB de Florianópolis, que deveria ter sido realizada sábado, 19, como em todos os demais municípios, foi adiada para data indeterminada. As duas chapas inscritas não tiveram o registro aprovado por não estarem em conformidade com o que determina o estatuto do partido. Agora, a Executiva Estadual emedebista deve nomear uma comissão municipal provisória que terá até 90 dias para realizar a convenção.

Divisão

O MDB da Capital está absolutamente rachado e sem uma liderança capaz de pacificar a legenda. Há o grupo dos que estão no governo Gean Loureiro, apesar do desembarque do prefeito da legenda, e a turma que não participa da gestão. Há quem considere que o MDB de Florianópolis implodiu e terá que ser reconstruído, faltando menos de um ano para as eleições de 2020.

Segurança

No ranking de competitividade dos estados, um dos destaques de Santa Catarina foi a Segurança Pública. Neste ano, o estado chegou à avaliação máxima (100) neste quesito, pulando da segunda para a primeira posição entre os estados. Também manteve o melhor desempenho do país em Sustentabilidade Social, que engloba indicadores de mortalidade infantil e materna, IDH, desigualdade de renda, entre outros. SC apresentou a maior pontuação (100), praticamente o dobro do desempenho brasileiro (51,5). Não é por acaso que muitos vizinhos, sobretudo gaúchos, tem, literalmente, fugido da violência em suas origens e se estabelecido por aqui.

Paulinha vice
Com a presença do ex-candidato à Presidência Ciro Gomes, o PDT de Santa Catarina elegeu neste sábado a nova Executiva estadual do partido. A convenção no plenário da Alesc, em Florianópolis, definiu Manoel Dias como presidente pelos próximos 2 anos, com a deputada estadual Paulinha como primeira vice-presidente e o deputado estadual Rodrigo Minotto como segundo vice.

Agenda pessedista

Com uma agenda movimentada nos últimos dois meses, o PSD catarinense está deixando claro que busca o fortalecimento do partido em Santa Catarina. Neste fim de semana, dois encontros em Tubarão e Criciúma reuniram as principais lideranças da sigla e mais de 500 pessoas.
Além do deputado estadual Milton Hobus, atual presidente do PSD-SC, estavam o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, o ex-governador Raimundo Colombo, o deputado federal Ricardo Guidi e o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.