Blog do Prisco
Destaques

Lombadas ilegais proliferam em SC

A administração do setor de trânsito, do Detran catarinense, tem se revelado desastrosa sob vários aspectos desde que o atual governo assumiu.
Entre questões administrativas, de visão de gestão, de soluções, há um tema que impacta na vida de todos nós no dia a dia e que também é ignorado pelo Detran: a proliferação de lombadas, a grande maioria ilegais, nas ruas, avenidas e rodovias do Estado.

O alerta é do presidente da Associação dos Médicos e Psicólogos Examinadores de Trânsito de Santa Catarina (AMPSC), médico Fernando Vianna (foto). Ele pontua que lombadas devem a ser a última alternativa dos órgãos e departamentos de trânsito e não a primeira, como vemos hoje.

Ela lembra que existe e está em vigor em todo o país a Resolução 600/16 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que proíbe a construção das chamadas lombadas a não ser em determinadas situações.
“O problema é que a exceção virou a regra. Ninguém respeita a lei, a começar pelo Detran-SC. O resultado está aí, um verdadeiro festivel de lombadas, erguidas sem qualquer critério, sem padronização e muitas vezes até sem sinalização, prejudicnado o fluxo de trânsito e a integridade dos usuários do sistema e dos próprios veículos,” aponta Vianna.

Ele salienta que não é contra os redutores de velocidade. É contra a balbúrida e a falta de critérios que imperam no momento.
“É necessária a padronização e o enquadramento legal, além da sinalização adequada,” acrescenta ela, lembrando a resolução do Contran é bem clara.
Em síntese, ela estabelece o seguinte
• A instalação de lombadas no Brasil é proibida desde 1998, mas há exceções em que podem ser utilizadas.
• A lombada deve ser a última alternativa e só pode ser instalada após estudo técnico.
• A Res.600/16 do Contran determina os critérios e padrões de instalação.