Blog do Prisco
Manchete

Lula assina decreto de intervenção federal no DF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou a intervenção federal da segurança pública do Distrito Federal, na tarde deste domingo (8). A capital federal é alvo de manifestações populares que tomaram prédios dos três poderes à força.

O decreto presidencial foi apresentado em coletiva à imprensa e assinado em Araraquara, no interior de São Paulo, onde o presidente está para ver de perto os estragos causados pelas chuvas recentes à região. A cidade é comandada pelo petista Edinho Silva, amigo de longa data de Lula.

“O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão a prédios públicos”, disse o presidente.

A responsabilidade da Polícia Militar, que faz a segurança da capital federal, também será observada, prometeu o presidente.

No lugar do secretário de Segurança de Brasília, Anderson Torres, que está nos Estados Unidos e foi demitido logo após invasão à capital federal, Lula nomeou Ricardo Garcia Capelli, que hoje atua como secretário-executivo do Ministério da Justiça, comandada por Flávio Dino.

O decreto de intervenção passará a valer entre este domingo e o dia 31 de dezembro.

Em coletiva aos jornalistas, Lula afirmou que está a caminho de Brasília para ver os estragos de perto aos prédios dos Três Poderes.

foto>Reprodução, internet