Blog do Prisco
Coluna do dia

Lula intimado

Lula intimado            

O ex-mito Lula da Silva foi arrolado como testemunha de defesa do lobista Alexandre Paes Santos, o APS, que está preso no escândalo das medidas provisórias que o governo federal teria vendido, em troca de propina, para beneficiar o setor automotivo quando o ex-metalúrgico ainda era presidente da República.

Quem autorizou a intimação do petista foi o juiz Vallisney de Souza Oliveira, de Brasília. Ele é o magistrado responsável pela ação penal originada no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal, considerada, nos meios políticos, ainda mais explosiva do que a Lava Jato.

A ação penal envolve 16 suspeitos. Eles foram acusado pelo Ministério Público Federal de articular um esquema de lobby e pagamento de propina com vistas a concretizar as MP’s que favoreceram empresas do setor automotivo com benefícios fiscais. O rumoroso caso estourou em outubro do ano passado.

Família unida

O fundador do PT respondia pela presidência quando duas MP’s – 471/2009 e 512/2010 – foram editadas. Polícia e Ministério Público suspeitam que o filho mais novo de Lula da Silva,  o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, teria recebido recursos relacionados a uma terceira norma, a MP 627/2013, assinada pela presidente Dilma Rousseff. Uma das empresas de Luís Cláudio, a LFT Marketing Esportivo, foi agraciada com R$ 2,5 milhões, entre 2014 e 2015. A bolada partiu de uma das empresas denunciadas por pagar propina no esquema. Nos bastidores, as informações revelam que o Natal e a virada de ano da família Lula foi tenso. O cerco se fecha.

Prolongamento da crise

Ao fazer um balanço do ano político e de seu mandato, desde que assumiu o Senado, a partir de maio 2015, com a morte de Luiz Henrique da Silveira (PMDB), o então suplente e atual senador Dalírio Beber (PSDB) analisa que a crise econômica e política poderá se agravar em 2016 diante da incapacidade do governo Dilma Roussef de enxugar custos e admitir erros de gestão. Para o senador tucano, a possibilidade de impeachment continua e não se trata de golpe, mas de mecanismo absolutamente democrático previsto na Constituição Federal para resolver uma situação como a atual no país.

Instrumento democrático

“O impeachment é o instrumento que a democracia confere ao parlamento para decretar o afastamento do governante que perdeu, por sua própria culpa, a legitimidade para o exercício do poder”, afirma Dalirio Beber, acrescentando que a presidente não reúne mais condições de continuar governando o país, “não apenas porque não possui popularidade, mas porque perdeu a credibilidade de suas ações e gerenciou mal a coisa pública,” resume Dalirio.

Centenário

Para marcar a passagem de seus 100 anos, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) lança o livro “ Somos centenários”. A publicação compreende as memórias dos 100 anos da entidade e conta em detalhes fatos marcantes de cada década da cidade.O lançamento da obra histórica ainda não tem data definida, mas vai ocorrer ainda no primeiro trimestre de 2016, conforme adianta o presidente Sander De Mira.