Blog do Prisco
Notícias

Manejo da araucária avança na Alesc

Tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, o Projeto de Lei de autoria do Deputado Estadual, Milton Hobus (PSD – foto), que trata do manejo sustentável da araucária. As movimentações mais recentes foram respostas de diligências que apontam a  aprovação por órgãos ambientais do projeto apresentado.

O PL quer regulamentar o plantio, preservação, manejo sustentável do desenvolvimento da sivicultura. O Projeto tem como objetivo, garantir o plantio, semeadura de forma que garanta o desenvolvimento da espécie. Também tem como foco a preservação das araucárias. Isso porque o individuo será mantido vivo em suas características e com intuito inclusive, de manter viva a marca cultural histórico da árvore nas regiões do Estado, em que se destaca como Serra, Planaltos e Grande Oeste Catarinense.

Para Milton Hobus, a proposta tem como objetivo emergencial, uma iniciativa pública que proteja a espécie. “O manejo sustentável, quer garantir a perpetuação das araucárias, com uso racional e sustentável,” destacou.

Hobus, sabe que o Projeto é complexo e por isso, promoveu uma parceria entre órgão de proteção ao Meio Ambiente nas discussões que antecederam a elaboração do PL. A primeira reunião foi em outubro de 2017 e as propostas dos órgãos competentes levadas em consideração para que a ideia não fosse algo fantasioso, mas que de fato, beneficiasse as árvores consideradas nativas e que estão sob proteção.

Os dados levantados apresentam que há necessidade de se desenvolver ações públicas para evitar a extinção da araucária e com medidas legais, os donos de grandes áreas terão interesse em preservar e cultivar mais.  “Manejar a araucária, ressalta a importância histórica da espécie e favorece o desenvolvimento econômico, “ponderou.