Blog do Prisco
Notícias

Mário Lanznaster recebe título de cidadão honorário em Abelardo Luz

O presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, receberá nesta quinta-feira (19), às 17 horas, o título cidadão honorário do Município de Abelardo Luz. A solenidade será realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Lanznaster nasceu em Presidente Getúlio. É formado em agronomia pela UFRGS e em engenharia de segurança do trabalho pela UFSC. Reconhecida liderança da agroindústria catarinense, Lanznaster iniciou sua vida profissional em 1968 como extensionista rural da então Acaresc, hoje Epagri, no município de Modelo. Dois anos depois foi transferido para Chapecó para realizar a mesma função.

mario lanznaster cidadão
Em 1974, foi convidado para trabalhar como assessor técnico na Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora), iniciando a implantação do fomento à suinocultura. Na organização, acumulou as funções de responsável técnico pela fábrica de rações e concentrados e diretor industrial até 1989, quando foi convidado pelo então presidente, Aury Bodanese, a assumir o cargo de vice-presidente da Cooperalfa.
Em 1997, foi conduzido à presidência da Cooperalfa, reelegendo-se por três mandatos de quatro anos. Em 2002, Lanznaster foi eleito vice-presidente da Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora) e em 2007 foi eleito presidente da instituição da qual está no terceiro mandato. Também preside a Câmara de Desenvolvimento da Agroindústria da FIESC.
PRESENÇA DA AURORA EM ABELARDO LUZ
A Coopercentral Aurora formalizou, em janeiro de 2011, o arrendamento da indústria de abate e processamento de frangos da Avepar, localizada no município de Abelardo Luz. A Aurora tomou posse operacional da unidade em 16 de novembro de 2010. Naquela data, assumiu o abate dos lotes de frango de corte alojados no campo por avicultores pertencentes ao sistema de produção integrada da Avepar.
Com o arrendamento, os criadores foram diretamente beneficiados com o pagamento dos lotes em dia, entregas sistematizadas e pontuais dos insumos (pintos de 1 dia e rações) nos aviários e assistência técnica qualificada. Outros efeitos econômicos positivos foram a ampliação da integração de aves em toda a região de Abelardo Luz, o aumento de empregos diretos e indiretos oferecidos na cadeia produtiva e a consequente ampliação da movimentação econômica dos municípios da microrregião. Entre as prioridades da cooperativa estiveram a segurança sanitária e o rigor no processamento industrial de carnes avícolas. Nessa tarefa, a Aurora emprega as mais avançadas práticas de produção que a distinguem, há décadas, como uma empresa de destaque no ranking das indústrias avícolas brasileiras.
A planta de Abelardo Luz abate, atualmente, 34,5 milhões de cabeças de frango/ano. O quadro funcional é formado de 1.400 trabalhadores.

Foto: divulgação