Blog do Prisco
Notícias Últimas

Vieira: homenagem a João Leonel Machado Pereira

Familiares do professor e advogado receberão a Comenda do Legislativo em sessão especial na Assembleia Legislativa O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) concederá a Comenda do Legislativo, a mais alta honraria do Parlamento Catarinense, em memória do professor e advogado João Leonel Machado Pereira, falecido em 02/11/2015, em Florianópolis.
A escolha do homenageado, de acordo com o deputado Marcos Vieira, deu-se pelos relevantes serviços prestados para a área do Direito em Santa Catarina. “Leonel foi professor e orientador de muitos profissionais do Direito, e um dos advogados que mais trabalhou em causas de clientes com baixa renda, sem receber nada por isso”, explicou o deputado Marcos Vieira. Formou-se em Direito na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) em 1967 e em 1969 entrou para o Escritório Modelo de Assistência Judiciária, mantido pela própria universidade. Atuou também como professor até 2012, quando, compulsoriamente, se aposentou.

Marcos Vieira João Leonel
Admirado pelos alunos e colegas de profissão, João Leonel Machado Pereira gostava de compartilhar sua vivência na advocacia com os mais jovens. Com frequência, era convidado para palestras e conferências, durante as quais falava sobre os desafios da profissão. Apesar de aposentado da UFSC, o advogado continuava atuando na profissão e atualmente era presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santa Catarina. A sessão especial será no dia 23 de novembro, a partir das 19h, na Alesc.

Currículo do professor
O professor e advogado João Leonel Machado Pereira – In Memorian, é natural de Florianópolis, filho de comerciantes, exerceu ao Direito por mais de 40 anos. Formou-se em Direito na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) em 1967 e em 1969 entrou para o Escritório Modelo de Assistência Judiciária, mantido pela própria universidade. Atuou também como professor até 2012, quando se aposentou compulsoriamente. Homenageado inúmeras vezes pelas turmas pela que lecionou, era considerado uma pessoa muito bondosa, que sabia ouvir.
Apesar de aposentado da UFSC, instituição da qual foi Procurador-geral, o advogado e ex-juiz eleitoral, continuava atuando na profissão e atualmente era presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santa Catarina. Carinhosamente chamado por Zique, faleceu aos 73 anos, em 02/11/2015, vítima de um câncer, deixando esposa e três filhos.

Legenda de foto: Marcos Vieira presta homenagem para Leonel, na comemoração dos 80 anos da OAB/SC, em 2013.