Blog do Prisco
Manchete

MDB governa as duas únicas cidades de SC entre as dez melhores em pesquisa nacional

As duas únicas cidades catarinenses classificadas entre as dez primeiras colocadas no Índice de Governança Municipal (IGM) são administradas pelo MDB. Jaraguá do Sul, na sétima posição no ranking, reelegeu o prefeito Antídio Lunelli (foto) com mais de 70% dos votos válidos. Brusque, atualmente comandada por Ari Vequi, está em décimo lugar. Ambas fazem parte do grupo 8 do ranking elaborado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), que abrange os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e PIB per capita superior a R$ 26,8 mil.

— É uma notícia para ser comemorada por todos nós. Como eu sempre digo, trabalho com foco e seriedade dá resultado. O ano passado foi difícil, mas conseguimos superar diversos obstáculos e estamos prontos para fazer ainda mais — disse Lunelli.

O levantamento analisou dados públicos sobre finanças, gestão e desempenho relativos a 2020, quando o prefeito de Jaraguá do Sul encerrou seu primeiro mandato e Vequi era o vice-prefeito de Brusque. De zero a 10, a nota do município governado por Lunelli foi de 7,75 e o brusquense ficou em 7,61. A lista é liderada por Indaiatuba (SP), com 8,11, e conta ainda com outras seis cidades paulistas e a capital paranaense, Curitiba.

Se considerado somente o critério desempenho, Jaraguá do Sul pula para o terceiro posto, com 8,46 – nesse quesito, a ponta é de Jundiaí (SP), com 8,88. Já Brusque teve sua melhor performance em finanças, com 7,81, atrás de apenas duas cidades. O IGM-CFA foi criado em 2016 para auxiliar gestores públicos a entender, por meio de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu município.