Blog do Prisco
Manchete

Médico de SC homenageado nos EUA

Felizmente, um catarinense, nascido em Florianópolis, é referência mundial em Medicina. Será homenageado nos EUA e seu nome é referência mundial. Infelizmente, poucos catarinenses e brasileiros sabem disso. Eis um dos grandes pecados da mídia: só valorizar o ruim, o negativo e esquecer os vencedores, o bom, o ótimo, o maravilhoso. Ainda bem que o colega e colunista do Grupo NSC, Moacir Pereira, lançou luzes, na edição deste fim de semana do Diário Catarinense, sobre a história do médico catarinense Evandro de Oliveira. Doutor Evandro de Oliveira. O Blog reproduz o texto de Moacir Pereira, que enaltece este gigante catarinense. Confira:

“Chinês nascido em Taiwan, dr. Wen Hung Tzu veio para o Brasil aos 10 anos e decidiu ser médico após um pedido da mãe.

Aos 23 anos, fazendo estágio, tornou-se monitor de neuroanatomia, fez especialização nos Estados Unidos, aprimorou conhecimentos, seguindo os passos e se transformando em discípulo do dr. Evandro Nóbrega de Oliveira,  neurocirurgião catarinense nascido em Florianópolis e considerado uma das maiores expressões mundiais da micro neurocirurgia. Dr. Evandro Oliveira receberá em San Diego, Califórnia (EUA), homenagem única prestada pela Associação Americana de Neurocirurgiões a um estrangeiro: “The Evandro de Oliveira Symposium”. Contará com a presença dos maiores nomes da micro neurocirurgia mundial.
Dr. Wen Hung Tzu, ex-professor assistente da Universidade da Flórida e médico em São Paulo
Dr. Wen Hung Tzu, ex-professor assistente da Universidade da Flórida e médico em São Paulo

(Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)

O dr. Wen Tzu, ex-professor assistente da Universidade da Flórida e médico do Hospital das Clínicas de São Paulo, participará deste evento científico como convidado especial. Ele esteve em Florianópolis, onde o dr. Evandro, que reside e trabalha em São Paulo, veraneia com sua família.  

O que explica o sucesso mundial do Dr. Evandro Oliveira?

Wen Tzu – O que traduz melhor a influência que ele exerceu na neurocirurgia mundial é que hoje a maneira de fazer cirurgia do cérebro é decorrente do conceito da Escola Evandro Oliveira. Influência que ele exerceu na cirurgia mundial. É global, não só no Brasil. Em todos os cantos do mundo há impressões digitais do dr. Evandro Oliveira.

Como ele chegou nesta projeção mundial?

Wen Tzu – Ele sempre foi um perfeccionista. Quer fazer o melhor para o paciente dele para que o resultado seja o melhor possível. Como atingir este objetivo? Primeiro, ele visitou os grandes mestres da época, procurando saber por que ele virou um mestre e não um cirurgião comum. Descobriu que a maioria estudou anatomia, e conhecia muito bem o mapa do cérebro. Ele se aperfeiçoou, primeiro com o professor dr. Gazi Yazargil, o pai da micro neurocirurgia, para aprender as técnicas da microcirurgia, e depois se especializou com o professor dr. Albert Rhoton Junior, da Universidade da Flórida, especialista em anatomia do cérebro. Dr. Evandro é o médico especialista que mais se destacou no mundo porque fundiu a técnica microcirúrgica com o conhecimento micro anatômico do cérebro. Diria, uma combinação perfeita.

Como se deu a expansão mundial desta escola?

Wen Tzu – Através de palestras, publicações e cursos especiais. Ele organizou mais de 350 cursos em São Paulo, por onde passaram mais de 7,5 mil neurocirurgiões de todo o mundo.

Como será o seminário com o nome dele em abril nos Estados Unidos?

Wen Tzu – É um fato inédito na medicina brasileira e mundial. Sabemos que o principal congresso é nos Estados Unidos.  Chama-se American Association of Neurological Surgeons (Associação Americana de Neurocirurgiões). Nunca na história deste congresso homenageou-se um neurocirurgião não americano. Anotaram: será a primeira e única vez que será homenageado um neurocirurgião estrangeiro. Todos os demais homenageados foram americanos. Ele é orgulho da medicina brasileira. É o Nobel da Neurocirurgia.

A neurocirurgia brasileira, portanto, tem alto nível?

Wen Tzu – A neurocirurgia do Brasil não perde para o resto do mundo. Brasil e Estados Unidos estão na vanguarda mundial. 

É fato que ele é convidado para operar em vários países?

Wen Tzu – Ele realmente foi chamado para operar casos graves e delicados em muitos países. Inclusive, nos inúmeros cursos que ministra para ensinar os neurocirurgiões ao redor do mundo ele faz cirurgias demonstrativas.

O senhor demonstra estima particular por ele?

Wen Tzu – Claro! Ele é meu mestre. Tudo o que tenho hoje devo a ele. Eu aprendi a neurocirurgia com ele. Graças ao que ele me ensinou, os resultados cirúrgicos são bons. Ele me ensinou que a gente tem de aprender mais, melhorar sempre.”