Blog do Prisco
Manchete

Menos Brasília

Um dos bordões mais usados na campanha eleitoral vitoriosa de Jair Bolsonaro foi “Menos Brasília, Mais Brasil.” Uma alusão direta à descentralização, sobretudo de recursos, hoje absolutamente concentrados em Brasília.

A julgar pelos discursos de ministros como Luiz Mandetta, da Saúde, e Paulo Guedes (Economia) durante os eventos da Marcha dos Prefeitos 2019, haverá sim mais recursos aos municípios. O próprio Bolsonaro, que também marcou presença no evento, discursou nesta direção.

Guedes afirmou que a intenção do governo é descentralizar o dinheiro, limitar o poder da União e distribuir as atribuições entre os Estados e os Municípios. Na outra ponta, o titular da Economia reforçou a importância das reformas estruturantes, como a Nova Previdência, a Reforma Tributária, a Regulamentação do pacto federativo e as privatizações.

Um recado claro aos prefeitos e aos governadores, também reunidos na Capital Federal e da mesma maneira tentados pela oferta descentralizadora. O Planalto pretende ser parceiro e distribuir melhor os tributos arrecadados, mas para isso precisa de apoio para as mudanças necessárias. A conferir se os mandatários vão pressionar seus deputados e senadores a votarem favoravelmente aos projetos  que formam a espinha dorsal do governo Bolsonaro.

FRASE

“Essa reforma tem um primeiro grande objetivo de garantir o pagamento das aposentadorias atuais e garantir os salários” Paulo Guedes, ministro da Economia, sobre a importância da Nova Previdência

foto>Alan Santos, PR