Blog do Prisco
Manchete

Mensagem da Acaert contra as fake news e a favor da reforma da previdência

O presidente da Acaert (Associação Catarinense de Rádio e Televisão), Marcelo Corrêa Petrelli, presidente executivo do Grupo RIC em Santa Catarina, leu nesta quinta-feira (30), durante sessão plenária, a mensagem do segmento de comunicação ao Parlamento catarinense.

Petrelli fez um relato da importância das emissoras de rádio e televisão para os catarinenses, criticou as fake news e confirmou o apoio da entidade à reforma da previdência. “O nosso papel neste momento é dar ao parlamento federal o entendimento da sociedade acerca da reforma, para que ele possa ser compreendido e reconhecido em sua base eleitoral sobre as necessidades de mudanças.”

No pronunciamento, com mais de dez páginas, o dirigente da entidade falou sobe a atuação dos veículos de comunicação no Estado e sua percepção da realidade socioeconômica e política de Santa Catarina e do Brasil. Relatou que em Santa Catarina, a Acaert representa 257 emissoras de rádio e 23 emissoras de televisão, que as emissoras de rádio atingem diariamente 6 milhões de ouvintes e que 98,3% dos domicílios possuem aparelhos de televisão.

Petrelli destacou ainda que o segmento é responsável por mais de 10 mil empregos diretos no Estado, contribuindo de forma decisiva para alavancar as potencialidades regionais. “Pesquisas, como a realizada pela XP Investimentos, mostram que a credibilidade do rádio e da televisão são expressivas para os brasileiros – respectivamente – 61% e 64%. Já o Kantar Ibope revela que 73% dos entrevistados consideram o jornalismo fundamental para a democracia.”

Sobre a iniciativa de ler a mensagem na Alesc, Petrelli enfatizou que o diálogo entre os veículos de comunicação e os parlamentares é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. “De formas diferentes, veículos e deputados têm o mesmo propósito de trabalhar pelo desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina.” Petrelli apresentou as campanhas desenvolvidas pela Acaert contra as fake news e em apoio às ações sociais desenvolvidas em todas as regiões, além de reforçar que no dia 10 de junho será promovido um evento, na sede da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), em favor da reforma da previdência.

“Como representante dos veículos das emissoras de rádios e televisão, estamos absolutamente convencidos que podemos mudar o país e o nosso Estado. Quanto mais integrados – mídia, empresas e profissionais junto aos representantes do povo-, estaremos com certeza levando para a sociedade o melhor para Santa Catarina.”

Parceria democrática
O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), representando o Legislativo, salientou a importância da participação da Acaert na divulgação das informações corretas, a notícia no tempo certo e com credibilidade, além de também levar entretenimento aos catarinenses. Nadal abordou ainda a parceria que existe entre a imprensa e os parlamentares na busca de soluções às demandas apresentadas pela sociedade, em todas as regiões, das mais diversas relevâncias sociais e econômicas.  “A imprensa, por meio da Acaert, serve como uma importante ferramenta para trazer essas demandas aos deputados e na ajuda na solução destas demandas.”

Os deputados Ada Faraco de Luca (MDB), Nilso Berlanda (PL), Milton Hobus (PSD), Ismael dos Santos (PSD), Silvio Dreveck (PP), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), João Amin (PP), Paulinha (PDT), Fabiano da Luz (PT), Luciane Carminatti (PT), Jerry Comper (MDB), Sérgio Motta (PRB), Fernando Krelling (MDB), Nazareno Martins (PSB) e Valdir Cobalchini (MDB) também parabenizaram o presidente da Acaert pelo pronunciamento e destacaram a importância da informação correta no combate ao fake news e a parceria na divulgação das ações desenvolvidas no Parlamento catarinense.