Blog do Prisco
Coluna do dia

Mensalão foi embrião

Mensalão foi embrião

Personagens notórios do escândalo do mensalão, que estourou em 2005 após a denúncia do ex-deputado Roberto Jefferson, voltaram à ribalta agora sob as luzes do Petrolão, apresentado ao distinto público pelas investigações da Lava Jato. Ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e Silvio Pereira, o Silvinho Land Rover, que foi secretário-geral da agremiação de Lula da Silva; além do empresário Ronan Maria Pinto, foram os alvos principais da 27 fase da Lava Jato, deflagrada ontem. Enquanto Land Rover e Ronan foram presos, Delúbio foi submetido à condução coercitiva para prestar depoimento. O desdobramento do novo capítulo da operação Lava Jato também traz à tona outra história mal cheirosa, o assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. Em novembro de 2015, Ronan Rocha foi condenado a 10 anos, 4 meses e 12 dias de prisão em regime fechado, além do pagamento de multa, por concussão e corrupção ativa. Ele foi acusado de participação em um esquema de cobrança de propina de empresas de transportes contratadas pela prefeitura de Santo André, entre 1999 e 2001, período em que o falecido era o alcaide da cidade paulistana. Resumindo, o mensalão, ao que tudo indica, foi o embrião a partir do qual se implantou a corrupção como sistema de governo no Brasil.

 

Carequinha

Outro notório personagem do mensalão, que já parece uma brincadeira de crianças frente ao petrolão, é o publicitário Marcos Valério. Operador do mensalão, ele contou ao MPF que o PT teria pedido R$ 6 milhões. Ninharia pra que Ronan Maria Pinto parasse de chantagear o ex-presidente Lula da Silva, o probo, o então secretário da Presidência Gilberto Carvalho, e o ex-ministro José Dirceu, este condenado e preso no mensalão, e agora preso novamente por envolvimento na roubalheira que sangra a Petrobrás.

 

“Dilma não tem escrúpulos”

O coronel Adilson Moreira, que pediu demissão do comando da Força Nacional de Segurança, enviou um e-mail aos subordinados da corporação em que atribui a conflitos éticos a razão de sua saída.  No texto, ele afirma que o país é conduzido “por um grupo sem escrúpulos, incluindo aí a presidente da República”. Dizendo-se envergonhado, Moreira acrescenta que sua saída foi uma exigência de sua família.

 

Nos autos

Já tem muita gente com saudades do tempo em que um juiz só se manifestava nos autos dos processos. Ou seja, sem qualquer tipo de posicionamento que não fosse o embasado na legislação e sempre restrito ao caso específico. Neste sentido, o catarinense Teori Zavascki, relator da Lava Jato, vem se sobressaindo no STF. É discretíssimo e observa a lei.

 

Mosca azul

Todas as qualidades, e são muitas, do juiz Sérgio Moro, vêm sendo exaltadas em verso e prosa. Com justiça. Mas ao divulgar os áudios dos grampos de Lula da Silva, o paranaense sinaliza que pode ter sido mordido pela mosca azul. Que não é o Aedes Aegypt.

 

 

Brasil

Não faz muito, costumava-se dizer que o rei estava nu. Era quando um líder político tinha desnudadas, perante a opinião pública, suas maracutaias. Hoje, o Brasil está nu.