Blog do Prisco
Notícias Últimas

Merisio promete desativar Penitenciária da Agronômica

O candidato a governador Gelson Merisio (PSD) assumiu mais um compromisso nesta quarta-feira (10). Tendo a Segurança Pública como prioridade, uma das áreas de atenção é o sistema prisional. Isso passa por desativar unidades que não tem mais a infraestrutura suficiente para a realização do seu trabalho. “Um compromisso que assumo com Florianópolis é a desativação do Complexo Penitenciário da Agronômica”, afirmou Merisio.
O candidato explica que a execução da proposta não irá esbarrar na não aceitação de novas unidades por parte dos municípios. Merisio afirma que há uma solução intermediária que resolve o problema no curto prazo: “Não precisa ser um novo. Podemos fazer novos pavilhões em outras unidades já construídas em mais de uma região do estado”.
Merisio destaca também que a área não será entregue para a especulação imobiliária. “Construiremos no local um grande parque como compensação para a sociedade”, disse o candidato ao apresentar mais uma das propostas que irá executar caso seja o escolhido pela população catarinense no segundo turno das eleições em Santa Catarina.
Eleito governador, Merisio também planeja desativar outra unidade no Vale do Itajaí, o que passa pela conclusão de uma outra obra. “Acredito que a conclusão do complexo penitenciário de Blumenau possa ser feita no primeiro ano. Porque é absolutamente fundamental, ainda mais em uma cidade que já aceitou receber a unidade e entende sua importância”, afirmou Gelson Merisio sobre a obra, que é urgente para desativar o Presídio de Blumenau, um dos mais antigos e em piores condições do Estado, ao lado do Complexo Penitenciário da Agronômica.
*Modernizar o Sistema Prisional de SC*
Gelson Merisio acredita que ter estruturas tão antigas dentro do Sistema Prisional gera fragilidades na Segurança Pública. “Eu acredito que modernizar o sistema e eliminar a comunicação das unidades de dentro para fora é uma das ações fundamentais para frearmos o crime organizado. Isso também passa pela valorização da carreira”, afirmou.
No longo prazo, Merisio afirma que é necessário construir uma política fiscal que gere incentivos financeiros para os municípios que aceitem receber novas unidades do sistema prisional. Um compromisso assumido pelo candidato é que todas as funções ligadas à área de Segurança Pública serão ocupadas por nomes técnicos.
Foto>Luiz Debiasi, divulgação