Blog do Prisco
Destaques

Ministro da Educação diz a Dalirio que vai liberar o Fies

Na abertura do FNDE Soluções Locais, no Hotel Marambaia, em Balneário Camboriú, o ministro da Educação, Mendonça Filho, garantiu ao senador Dalirio Beber (PSDB-SC), que os recursos do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, devem ser liberados até o dia 15 de outubro, assim como estão garantidas as 70.000 novas vagas para 2017.
Mendonça Filho foi categórico ao responder sobre o FIES que ameaça milhões de estudantes: “Fiquem tranquilos, não haverá prejuízos e esses repasses serão feitos, tanto aos contratos novos quanto aos renovados. Garanto também que, quando feitos, vão contemplar retroativamente os meses de atraso. A questão é que não há orçamento. O dinheiro existente não é suficiente para bancar os novos contratos, por isso se faz necessário que a gente tenha a aprovação do Congresso de crédito suplementar que foi demandado para suprir as necessidades do Fies e também do pagamento de custos relativos ao Enem de novembro. Tenho que aguardar essa votação, estamos tendo as tratativas com o Congresso para ver se haverá agenda para votar essa questão, senão estudaremos soluções, inclusive a de editar uma medida provisória”.
Para o senador Dalirio, foi muito importante o fato do ministro ter ido ao estado e mostrado grande preocupação com o ensino básico, médio e fundamental, “mas principalmente, a resposta em relação a liberação de recursos do FIES, que angustia nossos estudantes, e que em Santa Catarina, afeta principalmente o sistema Acafe, onde estudam grande parte dos bolsistas. Pacto Federativo não se faz só com normas, mas ações e efetivamente na descentralização de recursos. É isso que o esperamos em relação à educação”.
No evento em Balneário, estavam presentes o secretário de Educação, Eduardo Deschamps, o deputado Leonel Pavan e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte.
Na quinta-feira, 6, Mendonça Filho esteve em Blumenau, onde oficializou o repasse de R$ 10 milhões para Santa Catarina de um bolo de R$ 80 milhões para a educação brasileira. No município, o ministro visitou a obra da nova escola da Itoupavazinha, denominada Escola de Ensino Médio Senador Evelásio Vieira.
À noite, o ministro participou de um jantar no Parque Vila Germânica.