Blog do Prisco
Notícias Últimas

Meirelles e a criação do Fundo Constitucional do Sul

Em audiência com Meireles, o ministro Osmar Terra (RS) e os deputados Mauro Mariani (SC) e João Arruda (PR) defenderam mais investimentos para combater as desigualdades regionais nos três estados

Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul estão entre os estados que mais sofreram com a redução de população em seus municípios, segundo dados do IBGE. São cidades afetadas severamente pela crise, que impactou na redução de investimentos e na queda de empregos. Diante deste cenário, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, do RS, o deputado Mauro Mariani (PMDB), de SC e o deputado João Arruda (PMDB), do PR, levaram ao ministro da Fazenda, Henrique Meireles, nessa terça-feira, dia 14, o pleito pela criação do Fundo Constitucional do Sul. Hoje somente as regiões do Nordeste, Norte e Centro-Oeste são contempladas.

Mauro Mariani - Henrique Meirelles Fundo

O fundo beneficiaria os três estados com linhas de financiamento para estimular investimentos e combater as desigualdades econômicas. Só Santa Catarina seria beneficiada por algo em torno de R$ 3 bilhões para projetos.
Henrique Meireles manifestou apoio ao pleito. Destacou que não há impedimento técnico para a criação do fundo, que ficaria dentro da pasta da Integração Nacional. “Agora é uma fase de levantamento de dados. Depois, o mais provável seria a criação por meio de emenda à constituição”, explicou Mariani, que já conta com o apoio do presidente Michel Temer.  “São investimentos com condições facilitadas de pagamento, juros baixos e prazos diferenciados. Recursos voltados para as regiões deprimidas desses estados. Vai incrementar a economia de todo o Brasil”, destacou Mariani.

Tais fundos têm como fonte de recursos 3% da arrecadação do Imposto de Renda e o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e não são vinculados ao Orçamento Geral da União (OGU). Portanto, não são passíveis de contingenciamento. Os recursos também são cumulativos, ou seja, a arrecadação do ano anterior permanece no fundo para garantir a programação financeira dos anos posteriores.  Entre 2017 e 2020, o governo federal vai repassar R$ 117,46 bilhões para fundos de desenvolvimento regionais.

Estes fundos, assegura Mariani, não são utilizados na plenitude por carecerem de projetos, e a característica de empreendedorismo dos estados sulistas daria uma destinação aos recursos.

Retomada do crescimento

O ministro Osmar Terra argumenta que nos últimos 15 anos, SC e RS perderam apenas para Rondônia no encolhimento da população nos municípios.  “Este fundo é importante para que os municípios voltem a crescer e desenvolvam suas potencialidades. Assim, com mais oportunidades a população permanece e novos moradores surgem para fortalecer a cidade”,  ressaltou ele.

 

foto divulgação