Blog do Prisco
Notícias

Portais de turismo dos municípios atraem cada vez mais visitantes

Antes de viajar para uma cidade, qual a primeira coisa que você faz? A maioria das pessoas pesquisa os atrativos do local para organizar a agenda de visitações. Mas onde encontrar os pontos turísticos municipais? Em Santa Catarina, dos 295 municípios, 243 possuem portais de turismo disponibilizados gratuitamente pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM). As páginas alimentadas pelas prefeituras contém uma base de informações de 18 mil itens, entre atrativos, opções de hospedagem, gastronomia, lazer e serviços turísticos. As atualizações servem de fonte para o Portal Estadual de Turismo, conhecido com GuiaSC  –www.guiasc.tur.br.

Em 2016, os 10 Portais de Turismo mais acessados somaram juntos 464.212 acessos. “A procura cada vez maior comprova a eficácia da ferramenta para a promoção e fomento do turismo no estado, ampliando a visibilidade do potencial turístico dos municípios”, ressalta Raquel Rodrigues,  assessora em turismo da FECAM. Na lista dos top 10 estão Itapoá, Campo Alegre, Gaspar, Urubici, Corupá, Praia Grande, São Joaquim, Balneário Arroio do Silva, Nova Trento e Governador Celso Ramos.

Corupá é um exemplo de portal atualizado e que no ano passado teve quase 50 mil acessos. De acordo com Valéria de Assis de Oliveira, chefe de divisão do turismo e lazer do município, as visitas na página refletem em atração de turistas. “O portal é um importante aliado na divulgação dos atrativos locais. Quando colocamos um ponto turístico novo no site as visitas no local aumentam”, destaca.

Desenvolvido de acordo com conceitos propostos pelo Ministério do Turismo, o Portal de Turismo do município permite que os usuários realizem diversos tipos de busca a partir de áreas de interesse específicas.

Passos para o município aderir ao sistema:  

1 – Preencher e assinar o termo de Adesão com os dados do Representante Legal da Entidade e do Servidor Público responsável por gerir e alimentar o Portal de Turismo.

2– Encaminhar o termo assinado para: Federação Catarinense de Municípios (Rua General Liberato Bittencourt, 1885 – Sl 1310, Canto – Florianópolis – SC  – CEP: 88070 – 800)

3 – Após recebimento encaminharemos o ofício com a senha de acesso ao Portal.