Blog do Prisco
Destaques

Ministro Renan Filho recebe bancada catarinense do MDB e garante recursos para rodovias federais em 2024

O presidente do MDB Santa Catarina, deputado Carlos Chiodini intermediou nesta terça-feira, 03, importante reunião da bancada federal emedebista e o Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, deputado Jerry Comper, com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, para discutir as pautas prioritárias do estado e o orçamento para o próximo ano.

“Estamos buscando manter para o próximo ano o mesmo volume de repasse que conseguimos para 2023, que já soma quatro vezes mais do que todo o ano passado. Tratamos de pautas prioritárias como a inserção de Santa Catarina no Programa Nacional de Concessões, a exemplo do que o estado vizinho o Paraná já vem fazendo com grande sucesso, investimento bilionário, um CAPEX de mais de R$ 20 bilhões”, explicou Chiodini.

O grupo também discutiu a autorização para a licitação do projeto de continuidade da duplicação da BR-470 no trecho de Indaial a Campos Novos, além das alças de acesso do contorno viário em São José, que compreende na Alça 1, o trevo de Brusque que liga com Itajaí (Acesso UNIVALI) e na Alça 2, que fica no município de São José.

“A rodovia BR-101 versa diretamente com o nosso setor portuário, de transporte de cargas e principalmente a questão turística de Santa Catarina e que está interrompida porque tem filas o tempo todo, congestionamentos. Por isso nós estamos nesta busca, na construção das terceiras faixas para esses dois trechos, as paralelas e outros investimentos em alças de acesso para que melhorem o fluxo dessa via tão importante”, concluiu chiodini.

O Ministro Renan destacou que só neste ano serão investidos mais de um bilhão de reais em Santa Catarina, sendo que no ano passado o valor foi de 268 milhões de reais. “Isso significa quatro vezes mais recursos! E já garantiu a melhora da malha viária que vinha piorando desde 2016, além da retomada de obras que estavam muito lentas ou até paradas. Esta é a importância agora de somar esforços, de buscar mais recursos públicos e atrair mais capital privado com o Governo do Estado para concluir estas obras estruturantes”.

Participaram da Reunião:

Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Jerry Comper
Deputado Federal, Carlos Chiodini
Deputado Federal, Cobalchini
Deputado Federal, Rafael Pezenti
FIESC, Egídio Martorano
Presidente da FETRANCESC, Dagnor Schneider
Vice-Prefeito do Município de São José, Michel da Silva Schlemper
Diretor Geral da ANTT, Alysson Rodrigo de Andrade