Blog do Prisco
Destaques

Ministro vistoria contorno viário e apresenta plano de ações para SC

O ministro dos Transportes, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, acompanhado de lideranças políticas do estado, realizou na manhã desta terça-feira (27) uma visita de inspeção às obras do contorno viário da Grande Florianópolis. Na ocasião, ele assegurou que nem mesmo a paralisação dos trabalhos por parte de uma empreiteira subcontratada pela concessionária responsável deve atrapalhar a previsão de inauguração da via, em dezembro de 2023.

“O cumprimento deste prazo é fundamental para essa nova relação que está sendo construída entre o governo federal e as concessionárias no Brasil, e acreditamos que ele será cumprido. Vamos vir no final do ano ao estado para entregar essa obra, que é a maior atualmente em execução no país”, afirmou.

Outro anúncio envolveu a continuidade dos investimentos para a conclusão das duplicações das BRs 470 e 280, que também serão vistoriadas pelo ministro e por gestores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ainda nesta terça. A previsão do ministro é que as melhorias na BR-470 estejam concluídas em 24 meses, e na BR-280, até o ano de 2026.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), que acompanhou o ministro na ação de vistoria, observou que o plano de ações prevê a aplicação de R$ 1,3 bilhão já em 2023 e também inclui rodovias como a 282, 163 e 158, de especial importância para a continuidade do desenvolvimento do Oeste de Santa Catarina. Para Nadal, a iniciativa marca um novo momento nas relações entre o estado e o governo federal.

“Então, em toda a infraestrutura de BRs em Santa Catarina, percebe-se que o governo federal lança um olhar diferenciado e uma possibilidade de execução dessas obras, com belas notícias, belas informações, para todos os catarinenses”, disse Nadal.

A visita também foi acompanhada pelos deputados Lunelli (MDB), presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc, e Fabiano da Luz (PT).