Blog do Prisco
Notícias

MOACIR PEREIRA lança livro sobre os líderes históricos da Fiesc

O livro “Presidentes da FIESC: História dos Líderes da Indústria Catarinense”, escrito pelo jornalista Moacir Pereira, foi lançado nesta sexta-feira (11), durante reunião de diretoria da entidade, em Florianópolis. A obra, publicada pela editora Insular, tem prefácio do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. Após o encontro, o jornalista participou de sessão de autógrafos.

“É um relato preciso de cada um dos presidentes que já passaram por esta casa nestes 65 anos”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, lembrando que o livro integra o conjunto de ações que marcaram o aniversário da instituição.

moa livro fiesc

A publicação narra a trajetória de Celso Ramos, Guilherme Renaux, Carlos Cid Renaux, Bernardo Wolfgang Werner, Milton Fett, Osvaldo Moreira Douat, José Fernando Xavier Faraco, Alcantaro Corrêa e Glauco José Côrte à frente da Federação. Por meio de depoimentos, empresários, autoridades, familiares e amigos contam um pouco mais da vida dos presidentes da instituição, curiosidades sobre a personalidade, a dedicação à comunidade e os momentos mais marcantes da vida.

“Escrever o livro foi uma honra, uma distinção e um grande desafio. Fazendo as pesquisas e lendo a história dos presidentes e diretores da FIESC pude estabelecer uma convicção definitiva a respeito do trabalho fundamental em toda a história de Santa Catarina, a começar por Celso Ramos, primeiro presidente da entidade”, afirmou. Ele salientou que foi na FIESC que nasceu a grande virada de página do desenvolvimento de Santa Catarina, com a realização dos seminários socioeconômicos que viabilizaram o planejamento democrático do Estado
na década de 1960. “Há um fio condutor em todos os presidentes da FIESC. Defendem legitimamente os interesses da corporação, mas, em primeiro lugar, estão sempre bandeiras de real interesse de toda a população catarinense”, completou.

“A trajetória exitosa da indústria catarinense é motivo de orgulho. Um dos estados mais industrializados e desenvolvidos, Santa Catarina é um pedaço do Brasil que confirma a ideia defendida pela CNI: não existe país rico sem um setor industrial forte e dinâmico”, afirma no prefácio o presidente da CNI. Braga de Andrade diz ainda que Santa Catarina não se destacou por acaso. “É notável a atuação das lideranças empresariais na construção de sua indústria. Este livro preenche uma lacuna ao evidenciar o papel dos presidentes da FIESC na história do estado, destacando sua relevância para o desenvolvimento local”, completa.

Foto>divulgação