Blog do Prisco
Manchete

Moisés anuncia concurso para a Polícia Militar

O governador Moisés, acompanhado do Secretário de Segurança Pública e comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, utilizou as redes sociais para anunciar a abertura de concurso com mil vagas para o ingresso na carreira da Polícia Militar e a prorrogação da Operação Veraneio até o próximo dia 11 de março. Os dois anúncios foram feitos do gabinete da residência oficial do governador, em Florianópolis na tarde desta segunda-feira, 11.
“O ingresso de novos soldados fortalece o efetivo da Polícia Militar e a nossa Segurança Pública, como um todo. Já a manutenção da estrutura mobilizada na Operação Veraneio até o carnaval, assegura aos catarinenses e aos visitantes, uma melhor condição de logística, proteção e prevenção, justamente num período em que muitos turistas vêm a Santa Catarina”, anunciou o governador Moisés.
Juntas, as duas medidas, representam um investimento de mais de R$5,4 milhões do Governo do Estado. O processo para o lançamento do edital do concurso será conduzido pelo departamento jurídico da PM. O coronel Araújo Gomes destacou que as duas ações são fundamentais para o desempenho da atividade policial com foco na redução dos índices de violência no estado. “Tanto é que o nosso trabalho foi muito bem avaliado durante a Operação Veraneio. Reduzimos a criminalidade durante esse período, e agora, estamos garantindo que o turista que ainda está vindo para Santa Catarina encontre mais segurança”, completou Araújo Gomes.
Os resultados da Operação Veraneio e toda a força técnica e operacional dedicada à mobilização também visam alavancar o setor do Turismo, que já representa cerca de 13% do PIB catarinense. “Turismo é feito de experiência, se ela for boa, o visitante volta, nesse aspecto, a segurança é fator decisivo na escolha do turista, da mesma forma, em que o morador loca também precisa viver e estar seguro”, enfatizou Moisés.
*Operação Veraneio em Santa Catarina é prorrogada*
A Operação Veraneio 2018-2019 é uma das maiores mobilizações de prevenção e segurança desenvolvidas no estado e nesta edição ocorre em 61 dos 295 municípios catarinenses. Coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Operação reúne polícias Civil, Militar e Rodoviária, Bombeiros, IGP e Detran, as secretarias da Defesa Civil e da Justiça e Cidadania, Exército, Marinha, Aeronáutica, polícias Federal e Rodoviária Federal, bem como as prefeituras abrangidas por meio das guardas municipais.
Cerca de nove mil profissionais de segurança pública e outros mil guarda-vidas contratados contam com cerca de duas mil viaturas, sete helicópteros e três aviões, além de quadriciclos, motonáuticas e embarcações. Devido à forte presença de turistas argentinos durante a temporada de verão em Santa Catarina, policiais e bombeiros do país vizinho também estão integrados. A participação deles foi viabilizada através de convênio de cooperação na área de segurança pública entre Santa Catarina e a Província de Missiones (AR).
As corporações também contam forte apoio tecnológico, e, de forma inédita nesta Operação, um sistema de inteligência analítica foi adotado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. A plataforma tecnológica permite acompanhamento em tempo real das ações de segurança em andamento. As autoridades de segurança e o próprio governador têm acesso online ao sistema de informações para acompanhamento permanente via tablet e smartfone. Ainda no âmbito do Governo do Estado, a Casan, a Celesc e a secretaria de Estado da Saúde reforçam suas ações durante a operação.