Blog do Prisco
Coluna do dia

Moisés avalia embarque no Progressistas

Moisés da Silva (PSL) pode assinar ficha no PP. É o que dizem os bastidores do poder na Capital do Estado. Movimento que traria embutido sua candidatura à reeleição, projetando, ainda, a vaga de vice para o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD).

Seria o retorno do velho PDS de guerra, unindo o PP e o PSD. Para o Senado, as articulações buscariam atrair o PSDB, configuração que evidentemente levaria Gelson Merisio a pular fora do ninho tucano.

Outros dois nomes com pretensões majoritárias também se movem para tentar viabilizar uma chapa. O prefeito da Capital, Gean Loureiro (DEM), está motivado para enfrentar novamente as urnas.

Faltam-lhe, no entanto, parceiros para empreitada desta envergadura. Por ora, Gean só teria a companhia do partido do vice-prefeito, Topázio Neto, filiado ao Republicanos.

Jorginho, Kennedy e Daniel

Quanto ao senador Jorginho Mello (PL), a construção, por ora, passaria pelo nome do deputado estadual Kennedy Nunes, que saiu do PSD, como opção ao Senado, filiando-se ao PTB. Para vice, o nome cogitado seria o do deputado federal Daniel Freitas (PSL).

Vacina privada

Os deputados aprovaram em plenário o Projeto de Lei nº 85/2021, de autoria do deputado Valdir Cobalchini, que vai possibilitar que pessoas jurídicas de direito privado possam adquirir diretamente vacinas contra a Covid-19. Conforme a proposta, as vacinas adquiridas por empresas privadas precisam ser reconhecidas internacionalmente, e ter taxa global de eficácia de no mínimo 50%.

Vereador cassado

A Câmara de Vereadores de Joinville foi notificada pelo juiz Fernando Seara Hickel, da 95ª Zona Eleitoral, sobre a mudança no resultado da última eleição para vereador. O partido Democratas teve todas as candidaturas indeferidas. Com isso, perde a vaga até hoje ocupada por Sidney Sabel para o Pros, que traz para o parlamento joinvilense Ednaldo José Marcos, de 49 anos.

Convocação

Ele será convocado e deve assumir como vereador titular na 19º Legislatura a partir da próxima segunda-feira (24).

Mulher laranja

O Democratas foi denunciado pelo Pros por ter utilizado candidaturas “fantasma” para preencher o índice mínimo legal de candidaturas do sexo oposto. Os processos já transitaram em julgado na Justiça Eleitoral e a CVJ aguardava apenas a confirmação do novo resultado das eleições pelo cartório eleitoral.

Calendário josefense

O vereador Cryslan, de São José, denunciou em tribuna, nesta quarta-feira, o atraso da prefeitura para envio do Plano de Metas da gestão e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, ambas já deveriam ter chego a Câmara de Vereadores, por força de lei.

Metas

O Plano de Metas é previsto no artigo 59-A da Lei Orgânica do Município, dando ao Prefeito 120 dias após a sua posse para enviar para a Câmara Municipal o Plano de Metas, contendo ações estratégicas, os indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da administração pública municipal. Desde o dia 30 de abril, esse prazo já estourou.