Blog do Prisco
Coluna do dia

Moisés nova fase

Moisés da Silva tem feito vários movimentos para passar à sociedade catarinense a imagem de um novo momento, de um governo mais coeso, com base e com planejamento de investimentos. Chegou a anunciar R$ 10 bilhões em recursos logo depois de escapar do impeachment em decisão do Tribunal Especial. É uma soma estratosférica. Talvez este tipo de anúncio tenha muito mais um efeito psicológico do que prático, já que a economia ainda se recupera depois do baque infligido pela Covid19.

Muito bem. Na outra ponta, o governador volta com nomes que já compunham o seu governo. Lucas Esmeraldino na Articulação Nacional, ele havia sido exonerado por Daniela Reinehr, assim como Alison de Bom na Procuradoria Geral.

Novidade mesmo são o jornalista Jefferson Douglas, competente, na Comunicação e a grande surpresa, Eron Giordani na Casa Civil.

Giordani é ligado a Júlio Garcia e até sexta-feira respondia pela chefia de gabinete da Presidência da Assembleia.

É um novo momento, com novas conexões políticas. O PSD agora é governo. Resta saber, por exemplo, como ficarão o MDB, o PSL e outras siglas donas de bancadas importantes na Alesc.

 

Não gostou

Ex-governador Raimundo Colombo usou as redes sociais para criticar a participação de Giordani, filiado ao PSD, no governo Moisés da Silva.

“Considero isso um grande erro. É esse posicionamento que irei levar na reunião da executiva do partido na próxima terça-feira,” declarou o lageano.

 

Facisc se posiciona

Única entidade representativa que se posicionou com maior firmeza, sempre contrária, durante o processo de impeachment, a Facisc emitiu nota oficial depois da absolvição de Moisés da Silva. “O sentimento do empreendedor e do empresário catarinense, que quer normalidade na gestão pública, que quer segurança tanto nas ações do Estado, quanto nas suas atividades, é de alívio com a o resultado do processo de impeachment. É a superação de um incidente desnecessário para a política de Santa Catarina,” assinalou a federação. O texto foi assinado pelo presidente que está concluindo o mandato, Jonny Zulauf, e pelo seu sucessor, que assume em 2021, Sérgio Alves.

 

30 dias

Por falar em nota, quem também se manifestou, em tom de despedida, foi o ex-chefe da Casa Civil. Durou exatamente um mês a passagem do general Ricardo Miranda Aversa pela pasta. Ele pilotou a estrutura durante a interinidade de Daniela Reinehr no governo.  A Casa Civil de Santa Catarina, aliás, este ano, já teve três titulares diferentes e um longo período sem um ocupante. A conferir como será a sequência.

 

Isenção

O projeto de autoria do deputado Jerry Comper deve beneficiar os pequenos agricultores catarinenses.  A proposta prevê a isenção da taxa por outorga de água para pequenos agricultores que possuem propriedades com até quatro módulos rurais e foi aprovada nesta semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. O projeto segue para tramitação nas Comissões de Finanças e Tributação e de Turismo e Meio Ambiente.